PT fecha questão contra "distritão misto"; PMDB votará a favor
(Atualizada às 19h27) A bancada do PT na Câmara dos Deputados decidiu, nesta terça-feira (22), em reunião com a presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffman (PR), fechar questão contra o "distritão misto" na reforma política. O partido votará contra a mudança no sistema eleitoral para deputados e vereadores.
Com essa decisão do PT, partidos que defendiam a possibilidade de voto em partido dentro do distritão desistiram dessa proposta. Vão defender agora o modelo "puro", no qual os candidatos mais votados para deputado e vereador são eleitos, sem depender de votos partidários.
Além disso, a bancada defendeu reduzir o valor proposto para o teto de gastos para cada candidato, a 70% da média dispendida pelos eleitos em 2014, limitar o valor das doações de pessoas físicas a R$ 10 mil e impedir autodoações acima de 5% do teto de gastos de cada candidato.
PMDB
Em oposição à decisão do PT, a bancada do PMDB decidiu votar a favor do distritão, afirmou o líder do partido, deputado Baleia Rossi (SP). Segundo ele,90% da bancada "votarão a favor do distritão".
Já sobre a criação de um fundo com recursos públicos ou a volta do financiamento de empresas a campanhas, o PMDB ainda não tem uma posição. "Vamos precisar debater mais", afirmou Baleia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.