IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Raquel Dodge anuncia equipe com procuradores linha-dura na Lava-Jato

22/08/2017 16h47

A futura procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que toma posse no dia 18 de setembro, divulgou os nomes dos primeiros 12 integrantes da equipe que estará vinculada ao seu gabinete.


Luciano Mariz Maia será o vice-procurador-geral da República e Humberto Jacques de Medeiros será o vice-procurador-geral eleitoral. Zani Cajueiro assumirá o cargo de secretária-geral do Ministério Público da União. Cristina Romanó comandará a Secretaria de Cooperação Jurídica Internacional.


A procuradora regional da República Raquel Branquinho, conhecida por sua atuação em processos criminais importantes como o do mensalão, será a titular da Secretaria da Função Penal Originária junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma nova pasta a ser criada por Dodge para tratar dos casos criminais que chegam diretamente ao Supremo.Lauro Cardoso e Marcelo Ribeiro Oliveira também integrarão a secretaria.


O grupo de trabalho da Operação Lava-Jato na PGR contará com a participação de Alexandre Espinosa e José Alfredo de Paula, que atuaram no mensalão ao lado de Raquel Branquinho, e são tidos como procuradores linha-dura na área criminal.


O secretário-geral jurídico da PGR será o procurador Alexandre Camanho, que já presidiu a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).


A Secretaria de Pesquisa e Análise e a Secretaria Pericial serão chefiadas por Pablo Coutinho Barreto. A coordenação do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe) ficará a cargo de Sydney Pessoa Madruga.


Todos os indicados já integram atualmente os trabalhos de transição na PGR. Os atos de nomeação e designação serão publicados após a posse.


Segundo nota do Ministério Público Federal, ao definir sua equipe, Dodge levou em consideração a especialização jurídica, a experiência profissional e o conhecimento dos problemas do país, considerando a lotação geográfica dos integrantes da equipe ao longo de suas carreiras.


"Convidamos para o gabinete especialistas nas matérias que mais afligem a população brasileira atualmente. A equipe do gabinete precisa estar atenta aos problemas nacionais em todas as suas dimensões e de forma equilibrada", afirmou Dodge por meio da nota. Outra preocupação da procuradora-geral da República nomeada foi valorizar a participação das mulheres.


Nos próximos dias, serão definidos os nomes dos titulares da Secretaria de Direitos Humanos e Tutela Coletiva, Secretaria de Análise Constitucional e Secretaria da Função Penal Originária junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), pastas que também serão criadas pela futura procuradora-geral.