IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maia: Relator de denúncia contra Temer é jurista "qualificado e sério"

29/09/2017 13h49

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira (29) que o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), relator da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) na Câmara, é "um dos juristas mais qualificados do país, homem sério".


"Ele terá a independência necessária para fazer aquilo que a consciência mandar",disse Maia, após evento no Rio. "Dentre todos os parlamentares, pela experiência, talvez seja o com maior independência", afirmou.


Prazo


Segundo Maia, não houve conversa entre ele e Temer sobre a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente.


"Nem conversei com o presidente Temer sobre este tema, não estive com ele esta semana", afirmou. Maia frisou que o pemedebista tem até 10 sessões para apresentar a sua defesa, "no prazo que ele achar melhor".


"O presidente da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça da Câmara] diz que vota a denúncia da comissão após o feriado, então me sobra apenas a semana seguinte", disse.


Após participar de reunião com os reitores das universidades e institutos federais do Estado do Rio de Janeiro, Maia reconheceu que adotou posturas diferentes na Câmara, em relação a Temer e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) - como revelou em reportagem publicada hoje no Valor.


"É verdade. Adotei. Eu não critico a postura de ninguém. Votei a favor do impeachment da presidente Dilma. Mas eu era oposição. Aqueles que estavam na base entendiam, tinham as informações que a presidente Dilma tinha cometido um crime, tomaram esta decisão", afirmou.


O presidente da Câmara negou que possa aproveitar a situação de Temer para realizar articulações e assumir a Presidência da República - uma vez que é o primeiro na linha de sucessão, caso Temer sofra impeachment.


"Na primeira denúncia do presidente Temer e na segunda será igual, eu não sou candidato a assumir a Presidência em base a uma denúncia", afirmou. "Meu papel vai ser de presidente da Câmara, de árbitro deste processo".


Hostil


Maia disse que seu partido não vai "mudar de opinião" só porque o presidente do PMDB, o senador Romero Jucá (RR), tem trabalhado "de forma hostil" contra o DEM.


"Não estão resolvidas [as divergências entre DEM e PMDB], mas não muda a postura em relação ao que acreditamos", disse.