IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PT no Senado votará unânime pelo afastamento de Aécio, diz Lindbergh

16/10/2017 17h04

O PT votará de maneira unânime pelo afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), caso a votação ocorra de fato na terça no Senado. Segundo o líder do partido, Lindbergh Farias (RJ), os nove senadores da bancada já declararam seu voto pelo afastamento.


Questionado sobre se o partido definiria uma posição a respeito do tema para a votação, ele afirmou: "Não vai ser necessário, porque liguei para todos os senadores e todos afirmaram que votam pelo afastamento. Todos os nove votos."


Está marcada para esta terça-feira a votação no Senado a respeito das medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a Aécio. O senador está afastado do cargo e sob recolhimento domiciliar noturno desde o final de setembro.


As medidas cautelares foram pedidas pelo Ministério Público Federal (MPF), e determinadas pela primeira turma do Supremo, no inquérito em que Aécio foi denunciado por corrupção passiva e obstrução de Justiça, com base nas delações premiadas da J&F.


Na semana passada o Supremo decidiu que o Senado deve referendar medidas cautelares determinadas pela corte contra parlamentares.


Mas há dúvidas sobre se haverá a votação amanhã, por conta do número de senadores fora de Brasília. Há cerca de uma dezena de senadores em missões oficiais no exterior, além de Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Romero Jucá (PMDB-RR), em licença médica.


Aécio precisa de 41 votos para derrubar a suspensão imposta pelo Supremo.