IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lula deve participar de ato em Porto Alegre na véspera do julgamento

18/01/2018 15h15

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve viajar a Porto Alegre (RS) para participar das manifestações de terça-feira pela absolvição dele no julgamento do dia 24 pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4). O plano dos dirigentes do PT do Rio Grande do Sul é que ele participe do ato programado para o fim da tarde do dia 23 na chamada "esquina democrática", no centro da cidade, onde a expectativa é reunir 50 mil pessoas. A definição, porém, ainda depende de negociações com os advogados do ex-presidente.


Conforme o vice-presidente estadual do PT, Carlos Pestana, o próprio Lula quer participar do ato em Porto Alegre, assim como a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, e o vice, Alexandre Padilha. Os advogados é que ainda estão cautelosos em relação à conveniência da viagem dele à cidade, explicou.


Se Lula de fato viajar ao Rio Grande do Sul, no entanto, ele deve retornar ainda no dia 23 a São Paulo para acompanhar de lá o julgamento no dia seguinte. Isso porque os dirigentes do partido querem evitar acusações de que contribuíram para acirrar os ânimos com a presença de Lula em Porto Alegre durante a sessão do TRF-4.


A defesa de Lula chegou a requerer ao Tribunal que ele fosse ouvido durante o julgamento, mas o pedido foi indeferido na terça-feira e a partir daí abriu-se a negociação com os advogados para a presença dele na cidade no dia 23, acrescentou o presidente do PT no Estado, deputado federal Pepe Vargas. "Achamos que ele deve vir", afirmou o parlamentar.


Segundo Pestana, a manifestação em defesa de Lula na terça-feira iniciará às 18 horas e deve se estender até as 20 horas. Dali, os apoiadores do ex-presidente farão uma caminhada até o chamado "acampamento da resistência", mas o local ainda não foi definido porque está em negociação com o Ministério Público Federal (MPF) e as autoridades gaúchas.


Já no dia 24 será feita uma "vigília" o mais próximo possível do TRF-4 durante o julgamento, que iniciará às 8h30, disse Pestana. O provável é que no dia da sessão os manifestantes se concentrem no parque Harmonia, em frente ao Tribunal, mas isto também está sendo negociado com as autoridades de segurança do Estado. A pedido do MPF, a Justiça Federal proibiu a formação de acampamento no local, mas permitiu o acesso dos apoiadores de Lula ao parque.