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Ganhos da H&M recuam em 2017 para US$ 2,05 bilhões

31/01/2018 14h31

A Hennes & Mauritz (H&M) - segunda maior varejista de moda do mundo atrás apenas da da Inditex, dona da Zara - reportou no ano fiscal de 2017, encerrado em novembro do ano passado, um lucro líquido de 16,18 bilhões de coroas suecas (US$ 2,05 bilhões), resultado 13,2% abaixo do registrado no ano fiscal anterior.


No quarto trimestre, o lucro líquido caiu 32,5%, para 3,993 bilhões de coroas suecas (US$ 506 milhões).De acordo com a varejista, o resultado foi prejudicado pela variação cambial.


A receita líquida no ano avançou 4%, para 200 bilhões de coroas suecas (US$ 25,34 bilhões). No quarto trimestre, a receita líquida caiu 4,4%, para 50,41 bilhões de coroas suecas (US$ 6,39 bilhões).


A H&M informou ter registrado no ano fiscal queda em vendas na Alemanha (de 3%), França (1%), Itália (1%) e Holanda (7%), quatro dos seus principais mercados no mundo.


O lucro operacional caiu 13,7% no ano fiscal, para 20,57 bilhões de coroas suecas. No quarto trimestre, o lucro operacional encolheu 34,4%, para 4,82 bilhões de coroas suecas.


Em relatório, a companhia informou que fez progressos em algumas áreas e enfrentou dificuldades em outras, gerando um resultado misto.


"Nossas vendas on-line e nossas marcas mais recentes tiveram um bom desempenho, mas a fraqueza nas lojas físicas da H&M, em que as mudanças no comportamento do cliente estão sendo sentidas mais fortemente, gerou queda nas vendas, enquanto houve mais vendas on-line",afirmou em relatório Karl-Johan Persson, presidente da H&M, em relatório. "Além disso, alguns desequilíbrios em certos aspectos da variedade e composição da marca H&M também contribuíram para esse resultado mais fraco", disse.


O executivo acrescentou que, considerando o contexto mais amplo da indústria, a empresa teve um ano de "boas aprendizagens, mas precisa acelerar ainda mais a transformação".


No ano, a companhia abriu 497 lojas e fechou outras 91, encerrando o ano fiscal com uma abertura líquida de 388 unidades. Para 2018, a companhia prevê abrir aproximadamente 390 lojas e fechar outras 170 unidades, resultando em uma adição líquida de 220 lojas no mundo.


Em relação a novos mercados, a varejista pretende abrir loja física no Uruguai e na Ucrânia.


No meio digital, a H&M abriu em 2017 lojas on-line em oito mercados: Turquia, Taiwan, Hong Kong, Macau, Cingapura, Malásia, Chipre e Filipinas, chegando a 44 mercados no mundo. Para 2018, a companhia prevê abrir comércio eletrônico na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes, na Índia e no Kuwait.