Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Azul registra alta de 14% no tráfego de passageiros em janeiro

08/02/2018 10h29

A Azul, terceira maior companhia aérea do país, registrou em janeiro um aumento de 14% no tráfego medido em passageiros-quilômetros transportados (RPKs) em relação a janeiro de 2017.A expansão foi puxada pelas rotas internacionais, que tiveram incremento de 66,4% no tráfego. No mercado doméstico, a alta foi de 2,7%, na comparação com igal período anterior.


A companhia iniciou novas rotas para a América do Sul, Estados Unidos e Portugal. Como esses voos foram lançados ao longo de 2017, e a base de comparação era baixa ? uma vez que a companhia tinha pouco tráfego internacional há um ano ?, o incremento percentual da demanda na malha internacional foi bem maior que no mercado doméstico.


Reflexo desse quadro, a capacidade da Azul, medida em assentos-quilômetros disponíveis (ASK), cresceu apenas 1,2% no mercado doméstico, mas 71% nas rotas internacionais, determinando para todo o sistema da companhia uma variação positiva de 12,3%.


Mesmo com o incremento dos voos internacionais, a malha internacional ainda representa 25,9% do tráfego e 24,1% da capacidade totais da empresa.


Esses indicadores de demanda e capacidade ? RPK e ASK - consideram passageiros transportados por quilômetros voados. Assim, voos mais longos, caso típico das rotas internacionais, têm maior relevância que os voos domésticos para essas medidas.


Em termos de taxa de ocupação, a Azul encerrou janeiro com média de 85,4% em todo sistema, sendo 83,4% para o indicador nas rotas domésticas e 91,4% no caso dos voos internacionais. Um ano antes, esses indicadores eram, respectivamente, de 84,1%, 82,2% e 94%.