Investidor ignora risco de inflação e Bolsas de NY sobem
Os índices acionários de Nova York operam novamente em alta nesta quinta-feira, com os investidores ignorando os sinais de inflação mais alta e focando nos fundamentos econômicos positivos.
O índice Dow Jones operava em alta de 0,90%, a 25.116,63 pontos, o S&P 500 sobe 0,65%, a 2.716,13 e o Nasdaq avança 0,87%, a 7.205,74 pontos. Ontem, os três índices voltaram a terreno positivo no acumulado de 2018, mas ainda somam perdas entre 3% e 4% em fevereiro.
Os dados de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) de janeiro, divulgados nesta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho dos EUA, deram novos sinais de que a inflação está se firmando no país, com o núcleo dos preços (que exclui as categorias mais voláteis de alimentos e energia) apontando uma alta de 0,4% na margem, bem acima da expectativa de 0,2% para o período. O índice cheio subiu 0,4% em janeiro, em linha com a expectativa. O dado reforça a perspectiva de que a inflação está se recuperando, depois de um dado de preços ao consumidor (CPI) e de renda salarial do "payroll" acima do esperado.
Os investidores, porém, parecem mais focados nos fundamentos, levando as bolsas americanas a anotar cinco sessões consecutivas de ganhos.
Apesar do mercado ter em grande parte ignorado a inflação, os investidores têm uma perspectiva mais forte de que o Federal Reserve eleve os juros quatro vezes neste ano. Hoje, os futuros dos Fed Funds passaram a apontar cerca de 27% de probabilidade de haver ao menos quatro movimentações dos juros em 2018, de acordo com o CME Group. Antes do CPI de ontem, a probabilidade estava em cerca de 17%.
Hoje, apenas o setor de energia opera em queda significativa, pressionado pelos preços do petróleo, enquanto o bom humor dos mercados impulsiona todos os outros a terreno positivo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.