IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Até dezembro, 70% da população não terá mais sinal analógico de TV

21/02/2018 12h07

O sinal analógico da TV aberta estará desligado em 1.346 municípios brasileiros ao fim deste ano, abrangendo 70% da população brasileira. O sinal será desligado para os pouco mais de 4,2 mil municípios restantes até o final de 2023, disse nesta quarta-feira (21) o secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Moisés Queiroz Moreira, ao participar de evento no Rio.


Segundo o secretário, o plano de desligamento do sinal analógico sofreu somente atrasos pontuais até o momento. Ele disse que o processo vai continuar neste ano, com a distribuição de mais 6 milhões de kits gratuitos para a TV digital.


"Vamos manter a política de distribuição de kits. Já foram distribuídos cerca de 8 milhões de kits nos últimos anos", disse Moreira.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira que, em 6,9 milhões de domicílios, o sinal analógico ainda era a única opção para assistir à programação de TV aberta em 2016, o que representa 10,3% dos domicílios com televisores no país.


A informação é do suplemento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (Pnad Contínua).


O secretário ponderou que, desde a realização da pesquisa, que tem como período de referência o quarto trimestre de 2016, o número de domicílios preparados para a TV digital aumentou.


O governo brasileiro vem desligando, pouco a pouco, a transmissão analógica, substituindo-a pela digital. O processo começou com o desligamento do sinal no município de Rio Verde (GO), em março de 2016.