IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Um em cada 4 brasileiros de dez anos ou mais não tem celular, diz IBGE

21/02/2018 10h18

Um em cada quatro brasileiros de dez anos ou mais de idade não tem celular. E o principal motivo alegado para isso é o custo elevado do aparelho. Os dados são do suplemento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE.


De acordo com a pesquisa, 41,1 milhões de pessoas não tinham telefone móvel celular para uso pessoal, o que representava 23% da população de dez anos ou mais de idade. Mais da metade desse contingente é formado por crianças e adolescentes (de 10 a 17 anos) e por idosos (60 anos ou mais), que somam 23,4 milhões sem aparelho.


Além da idade, o fator renda é relevante para posse ou não do aparelho. Dos motivos alegados para não ter celular, 25,9% das pessoas culparam o custo da aparelho. Outros motivos relevantes foram falta de interesse em ter telefone móvel celular (22,1%); costumavam usar o telefone móvel celular de outra pessoa (20,6%); e não sabiam usar telefone móvel celular (19,6%).


O custo do aparelho foi especialmente mais citado nas regiões Norte e Nordeste do país. No Sudeste, por exemplo, o motivo principal foi a falta de interesse em ter telefone móvel. Nas regiões Sul e Centro-Oeste, as pessoas que informaram ao IBGE não ter o aparelho disseram que costumavam usar o telefone de outra pessoa.


"Na região Norte a parcela das pessoas que alegou que o serviço de telefonia móvel celular não estava disponível nos locais que frequentavam representou 12,5%, enquanto nas demais não chegou a 5%", disse Maria Lucia Vieira, uma das técnicas responsáveis pela pesquisa.


Divergência


O número chama a atenção porque sugere uma abrangência menor do celular em comparação a outras fontes. Estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo apontou que 198 milhões de smartphones estão em uso no país. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) havia 244 milhões de linhas móveis em operação no Brasil em 2016.


O cordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE,Cimar Azeredo,diz que a diferença com outras fontes estatísticas pode ser explicada pelo fato de uma mesma pessoa ter mais de um aparelho celular ou mais de um chip habilitado. "Existem promoções que se você ligar para um número da mesma operadora fica mais barato. Isso faz com que as pessoas tenham chips de várias operadoras", exemplificou.


De acordo com a pesquisa do IBGE, 138,3 milhões de pessoas possuíam aparelho celular. Dessas, 78,9% tinham acesso à internet por meio deste aparelho. O percentual de pessoas que tinham telefone móvel celular para uso pessoal foi crescente, segundo a elevação do nível de instrução. Das pessoas sem instrução, 43,6% tinham o aparelho. No grupo com superior completo, atingiu 97,5%.


A pesquisa revelou ainda que 33,6% dos domicílios do país tinham telefone fixo convencional. O percentual era menor do que a proporção de domicílios com microcomputador, de 45,3% (31,377 milhões de residências). E os domicílios com tablet somavam 10,488 milhões, o que representa cerca de um em cada três daqueles que dispunham de microcomputador.