ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Marun diz que governo 'declarou guerra ao banditismo'

26/02/2018 22h09

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse nesta segunda-feira em Porto Alegre que o governo federal "declarou guerra ao banditismo" e que a intervenção na área da segurança pública do Rio de Janeiro e a criação do Ministério da Segurança são as ações "mais emblemáticas" desta decisão.


De acordo com ele, a criação do novo ministério "faz com que esta luta seja estendida a todos os Estados do Brasil" e será acompanhada de um orçamento "maior" para a segurança. "Faremos os necessários remanejamentos para que essa nova prioridade possa ser transformada em realidade", afirmou.


Para o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, o Ministério da Segurança, que será comandado pelo atual ministro da Defesa, Raul Jungmann, terá melhores condições do que o Ministério da Justiça de integrar os esforços da União e dos Estados na área. Segundo ele, um ministro, ao contrário do secretário nacional de segurança do Ministério da Justiça, terá interlocução direta com o presidente da República e com os governadores dos Estados.


Etchegoyen também refutou as críticas ao fato de que o Exército estaria "fichando" moradores de comunidades da zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo ele, as fotos tiradas pelos soldados servem para checar os dados dos moradores no banco de dados da Secretaria da Segurança do Estado.


"Impedidas de ir e vir estão as pessoas que hoje são tiranizadas pelo tráfico. Estamos analisando o problema pelo lado pobre", afirmou o ministro. Para ele, "o lado importante é a multidão de brasileiros que perdeu os direitos e garantias individuais para a tirania" do tráfico. "Ninguém me faz essa pergunta, sobre como resolver o problema dessa multidão desassistida", afirmou.

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse nesta segunda-feira em Porto Alegre que o governo federal \"declarou guerra ao banditismo\" e que a intervenção na área da segurança pública do Rio de Janeiro e a criação do Ministério da Segurança","image":"","date":"26/02/2018 22h19","kicker":"Valor Online"}}' cp-area='{"xs-sm":"49.88px","md-lg":"33.88px"}' config-name="economia/economia">

Mais Economia