IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Consumo de energia no país cresce 2% em março, aponta ONS

16/04/2018 14h18

A carga de energia (consumo mais perdas) no sistema interligado nacional (SIN) totalizou 70.414 megawatts (MW) médios em março, com alta de 2% em relação a igual período do ano passado, informou nesta segunda-feira o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em relação a fevereiro deste ano, o resultado foi um aumento de 2,7% da carga.

No acumulado dos últimos 12 meses terminados em março, a carga cresceu 0,6% ante igual período anterior."O comportamento da carga de energia é afetado diretamente pelo desempenho da economia, que vem mantendo uma trajetória de recuperação, ainda que modesta", afirmou o ONS, no boletim referentea março.

Com relação ao subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o maior do país em consumo de energia, a carga verificada no terceiro mês do ano cresceu 3,1% ante igual período anterior, totalizando 41.793 MW médios. Segundo o operador, o resultado se deve à melhora de alguns indicadores da economia e à ocorrência de temperaturas superiores às verificadas em março do ano passado.

No Sul, a carga registrou ligeiro aumento, de 0,7%, na mesma comparação, alcançando 12.091 MW médios em março deste ano. No Nordeste, apresentou queda de 0,8%, totalizando 10.899 MW médios no terceiro mês de 2018.A queda da carga no Nordeste, explicou o ONS, foi motivada pela redução temporária do uso de um consumidor industrial localizado na região.

Com relação ao Norte, a carga em março deste ano foi de 5.632 MW médios, com alta de 2,4% em comparação com igual período de 2017. O desempenho favorável deve-se ao comporamento de consumo de grandes indústrias da região, que respondem por 30% da carga do subsistema.