Bolsas

Câmbio

Infraero licita exploração comercial de terminal do Campo de Marte

A estatal Infraero realiza nesta terça-feira (17), às 9h, licitação para concessão de um armazém para servir como terminal de logística de carga no Aeroporto Campo de Marte (SP). Segundo a estatal informou por nota, a permissão de utilização do espaço prevê a exploração comercial do complexo e operação das atividades de armazenagem e movimentação de cargas por 10 anos, com preço mínimo mensal de R$ 60 mil e preço básico inicial de R$ 100 mil.

A área a ser licitada, de 4,4 mil metros quadrados, inclui um pátio de estacionamento de aeronaves com 22 posições ? sendo uma posição do avião King Air 350 ou três para estacionamento da aeronave Gran Caravan, que pode ser utilizada como cargueiro. As demais posições são limitadas a aviões de menor porte.

"A iniciativa faz parte do novo posicionamento estratégico da estatal, que prevê a exploração comercial de áreas situadas em alguns de seus aeroportos para o segmento de negócios logísticos", disse a Infraero em nota.

Por se tratar de uma concessão sem obrigatoriedade de investimentos, o vencedor deverá arcar com eventuais adequações estruturais e futuras ampliações mediante autorização da Infraero. A empresa ganhadora também terá liberdade de escolher produtos e serviços mais aderentes à sua realidade mercadológica, sem uma pré-definição ou enquadramento prévio da estatal.

Caso necessário, o concessionário poderá solicitar à Receita Federal o alfandegamento da área para operação de cargas internacionais, atendendo aos requisitos legais exigidos e respeitando a capacidade operacional e segurança da aviação.

História

O Aeroporto Campo de Marte completou 97 anos em 26 de julho do ano passado. As atividades nesse terminal foram iniciadas em 1920, ano em que foi construída uma pista para pousos e decolagens e um hangar no local onde a Força Pública do Estado de São Paulo mantinha sua escola de aviação.

Sob o comando da Infraero desde 1979, o terminal foi a primeira infraestrutura aeroportuária da capital paulista.Em 2017, um total de 69,2 mil aeronaves pousaram ou decolaram no terminal, transportando 119 mil passageiros.

Cerca de 55% das operações do Campo de Marte são de helicópteros.

O Aeroporto Campo de Marte não possui linhas aéreas regulares, mas é o quinto em movimento operacional no Brasil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos