IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Movimento nos EUA limita ganho para o Ibovespa

23/04/2018 18h00

O Ibovespa acompanhou o movimento sem força das bolsas no exterior e encerrou praticamente estável. O desempenho "mais parado" do mercado foi causado pela pressão dos juros dos Treasuries nos Estados Unidos, para perto de 3%, que leva os investidores a reduzir a demanda por risco em ativos de renda variável no mundo.

Após ajustes, o principal índice da bolsa teve leve avanço de 0,06%, aos 85.602 pontos. O Ibovespa oscila próximo à resistência em 85.600 pontos há três pregões consecutivos e tem dificuldades de firmar uma tendência.

O giro financeiro, também relativamente pequeno, foi de R$ 6,4 bilhões hoje. Um operador reforça que o volume fraco em bolsa demonstra a falta de argumentos para que os investidores elevem ou reduzam posições agora.

O Ibovespa tem, no mês de abril, uma oscilação pequena, de 0,3%, sem grandes catalisadores na frente externa e doméstica. Hoje, no entanto, a alta dos retornos dos Treasuries voltou a prejudicar o mercado, inclusive no caso das bolsas americanas.

"Quando lá fora teve uma melhora pontual, nosso mercado acompanhou. Na sequência, os mercados lá fora pioraram, então voltamos a cair. No fim, a bolsa ficou no zero a zero", diz um operador.

De um lado, o foi mais negativo para as estatais da bolsa, como Banco do Brasil caindo 1,81%, Eletrobras ON cedendo 0,44% e Eletrobras PNB recuando 0,47%. De outro lado, Itaú Unibanco PN ? ação de maior participação no Ibovespa ? subiu 0,18%. No caso de Petrobras, o movimento ficou dividido: a ON caiu 0,33%, enquanto a PN subiu 0,54%.

Em dia de movimento mais limitado, o noticiário corporativo voltou a ser destaque. A Kroton liderou as altas (+5,26%) durante todo o dia, depois de ter anunciado a compra da Somos Educação. Rodrigo Galindo, presidente da Kroton, afirmou hoje que os planos de aquisição de colégios continuam após o negócio.

As varejistas também voltaram ao destaque, depois que relatório do BTG Pactual afirmou que, apesar da tendência de desaceleração, o momento para o setor ainda é sólido ? Lojas Americanas (+3,36%), Magazine Luiza (+3,05%) e Pão de Açúcar (+2,90%) também ficaram entre as maiores altas do dia.

Na ponta oposta, a Hypera (-5,60%) se manteve na maior baixa, ainda em meio aos receios do investidor depois que executivos da companhia foram implicados em operação da Polícia Federal.