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Confiança do consumidor cai com menor otimismo com economia, diz FGV

24/04/2018 08h53

A confiança do consumidor diminuiu em abril, conforme pesquisa daFundação Getulio Vargas(FGV). O índice que mede esse desempenhocaiu 2,6 pontos ante março, passando de 92 pontos para 89,4 pontos. Na comparação com o mesmo período de 2017, o indicador apresentou alta, de 7,2 pontos.

Em abril, houve piora tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 2,3 pontos, para 76,3 pontos, e o Índice de Expectativas (IE) cedeu 2,5 pontos, ficando em 99 pontos.

Entre os quesitos que integram o ICC, a principal influência para a queda da confiança no mês foi dada pelo indicador que mede o otimismo com relação à economia nos meses seguintes, que diminuiu 7,3 pontos, indo de 118 pontos para 110,7 pontos, o menor nível desde agosto de 2017 (105,7).

A análise por classes de renda reforça o resultado volátil que tem se apresentado o ICC nos últimos meses. Houve queda da confiança em todas as classes de renda, exceto para as famílias com renda entre R$ 2.100,01 e R$ 4.800,00. O destaque negativo ocorreu na classe de renda com menor poder aquisitivo (renda familiar até R$ 2.100,00 mensais) cujo índice caiu 14,1 pontos, influenciando a queda da confiança em abril. Para esses consumidores, houve piora da satisfação sobre a situação financeira no momento e redução do otimismo em relação à economia, às finanças pessoais, intenção de compra de bens duráveis e emprego.

"A queda da confiança em abril é uma devolução de mais da metade da alta do mês anterior" diz a coordenadora da sondagem, Viviane Seda Bittencourt. "Consumidores de todas as classes de renda se sentem menos otimistas em relação à situação econômica nos próximos meses, influenciados em parte, pela redução das suas expectativas sobre o mercado de trabalho."

Essa edição da sondagem coletou informações de 1.612 domicílios entre os dias 2 e 18 de abril.