IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sistema Selic terá extrato pela internet para pessoa física e jurídica

28/05/2018 11h16

O Banco Central informou que a partir desta segunda-feira os clientes pessoas físicas e jurídicas que possuem títulos públicos federais no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) poderão obter seus extratos com as informações sobre suas posições de custódia em títulos públicos na página da instituição na internet.

Até então, o acesso a essas informações só era possível por meio das instituições financeiras participantes do Selic com as quais os investidores se relacionavam. A nova funcionalidade não impacta os investidores do programa Tesouro Direto, que continuarão acessando seus extratos pelos mesmos canais atualmente disponíveis.

"A novidade traz transparência e agilidade e atenderá às demandas de mais de 120 mil investidores que têm conta individualizada no Selic. Os clientes poderão conferir as especificações dos títulos, a quantidade e os saldos na abertura e no final do dia de todas as contas que possuem. Caso tenham contas em diversas instituições, o extrato trará todas as informações em uma única consulta. Além da visualização em tela, será possível obter o extrato assinado digitalmente pelo Banco Central", diz a autoridade.

O acesso ao extrato pelo site do Banco Central, na área destinada ao Selic no menu "Economia e Finanças", poderá ser feito de duas formas. Uma delas é com a utilização das credenciais do Registrato (Registro de Informações no Banco Central), sistema que oferece aos investidores informações sobre as operações de crédito e os relacionamentos com o sistema financeiro. A outra opção é por meio do uso de certificados digitais e-CPFs ou e-CNPJs.