Sistema Selic terá extrato pela internet para pessoa física e jurídica
O Banco Central informou que a partir desta segunda-feira os clientes pessoas físicas e jurídicas que possuem títulos públicos federais no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) poderão obter seus extratos com as informações sobre suas posições de custódia em títulos públicos na página da instituição na internet.
Até então, o acesso a essas informações só era possível por meio das instituições financeiras participantes do Selic com as quais os investidores se relacionavam. A nova funcionalidade não impacta os investidores do programa Tesouro Direto, que continuarão acessando seus extratos pelos mesmos canais atualmente disponíveis.
"A novidade traz transparência e agilidade e atenderá às demandas de mais de 120 mil investidores que têm conta individualizada no Selic. Os clientes poderão conferir as especificações dos títulos, a quantidade e os saldos na abertura e no final do dia de todas as contas que possuem. Caso tenham contas em diversas instituições, o extrato trará todas as informações em uma única consulta. Além da visualização em tela, será possível obter o extrato assinado digitalmente pelo Banco Central", diz a autoridade.
O acesso ao extrato pelo site do Banco Central, na área destinada ao Selic no menu "Economia e Finanças", poderá ser feito de duas formas. Uma delas é com a utilização das credenciais do Registrato (Registro de Informações no Banco Central), sistema que oferece aos investidores informações sobre as operações de crédito e os relacionamentos com o sistema financeiro. A outra opção é por meio do uso de certificados digitais e-CPFs ou e-CNPJs.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.