IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economia


Economia

Teste: você sabe estabelecer metas financeiras para sua vida?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Você só deseja as coisas, mas não consegue realizá-las e não entende o porquê ou já definiu um plano para comprar casa, carro ou fazer aquela viagem especial? Ter uma meta financeira pode te ajudar a poupar com regularidade e realizar o sonho. Mas será que você sabe estabelecer metas? Faça o teste e veja as dicas.
Fonte: SPC Brasil

  1. 510

    5) Suponha que tivesse estipulado a meta de poupar parte de sua renda todo mês. Conseguiria cumprir essa meta?

    Getty Images/iStockphoto
    Getty Images/iStockphoto
  • Você tem dificuldades para planejar e alcançar suas metas

    Seus sonhos acabam ficando apenas no campo da imaginação. Será que suas metas não estão longe demais da realidade? É preciso pensar em objetivos possíveis, ao seu alcance. Coloque-os no papel e pesquise o que precisa para atingi-los, estabelecendo prioridades. Defina metas em curto (até 1 ano), médio (até 5 anos) e longo prazo (mais de 5 anos). A partir daí, inclua o valor que deverá poupar no orçamento mensal, tendo disciplina para de fato juntar a grana! Alcançar a meta exige dedicação e, muitas vezes, abrir mão de outros desejos.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Você sabe planejar metas, mas tem dificuldade para alcançá-las

    O que falta para atingir suas metas é dedicação. Você estabelece objetivos realizáveis, coloca um prazo e até cria um plano. O problema é que, no dia a dia, prioriza outras coisas. Que tal ser mais específico ao elaborar seu planejamento? Defina exatamente quanto poupará por mês. Seja realista e considere sua situação financeira. Não adianta estipular um valor alto que não conseguirá guardar. Outra dica é pensar nesse objetivo antes de qualquer gasto extra. Por exemplo: "Estou economizando para uma viagem, por que vou comprar esse sapato de que não preciso?"

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Você sabe estabelecer metas e agir sobre elas

    Parabéns! Você sabe estabelecer e agir sobre suas metas, se esforça para cumprir seu plano de ação, priorizando seu sonho e dedicando-se a realizá-lo! Para você, essas etapas já devem ser claras: ao escolher um objetivo, primeiro avalia se ele é, de fato, realizável e algo que realmente deseja para a sua vida. A seguir, estuda a melhor forma de atingir essa meta, quebrando-a em metas menores, se necessário. Por fim, estabelece um prazo para concretizar esse objetivo.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Gostou do resultado? Compartilhe!