IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Perspectivas são positivas para o mercado de carne bovina do país

06/12/2013 06h00

O cenário é bastante positivo para a cadeia do boi gordo e da carne bovina brasileira nesta final de 2013 e ao longo do próximo ano. Os pecuaristas deverão continuar trabalhando com cotações acima de R$ 100 a arroba e os exportadores deverão manter o ritmo de 200 mil toneladas embarcadas por mês.

Há espaço para o Brasil crescer no mercado exportador no próximo ano, diante do câmbio que deverá seguir com o dólar desvalorizado e pelo aumento da produção interna.  Analistas lamentam que as exportações só não crescerão ainda mais devido à concorrência da Índia e da manutenção de uma demanda interna firme.

A oferta brasileira de carne bovina cresceu de 9,4 milhões de cabeças em 2012 para 10,2 milhões em 2013. Para 2014, a expectativa é de uma disponibilidade de 10,4 milhões de cabeças. Mesmo com a oferta subindo, os preços seguem firmes em decorrência das condições favoráveis de demanda, tanto na exportação como internamente.

O cenário para o próximo ano combina um câmbio favorável às exportações de carne bovina, milho e soja com preços mais acessíveis para o confinamento, recomposição na produção de carne suína e de frango e demanda firme, garantida internamente pela manutenção da renda da população.

Um dos problemas enfrentados pelo setor é a dificuldade na reposição de bezerros. Os abates crescem mais que os nascimentos e os preços da reposição explodiram. O Brasil vai precisar priorizar a matéria-prima, ou seja, o bezerro. O confinamento vai crescer nos próximos anos, já que o sistema extensivo é lento para gerar competitividade.

Outro fator que merece atenção é a competição com a carne bovina da Índia no mercado internacional. Esta é uma questão a ser resolvida pelos países exportadores. Não há controle sanitário adequado na Índia, onde são registrados 6 mil casos de aftosa por ano.

Poderíamos estar exportando 4 milhões de toneladas por ano, mas embarcaremos a metade disso este ano, em decorrência da presença indiana. Nos últimos cinco anos, as vendas daquele país pularam de 300 mil para 2 milhões de toneladas. Uma possível saída da Índia do mercado por problemas sanitários poderia fazer o preço da carne bovina e do boi gordo explodir.