IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Por que o empreendedor deve visitar a feira de franquias?

Filomena Garcia

Colunista do UOL, em São Paulo

11/06/2013 06h00

Você sabia que, nesta semana, de 12 a 15 de junho, ocorre em São Paulo a maior feira de franquias do mundo? Trata-se da ABF Franchising Expo 2013. Ao todo, o evento espera receber 62 mil visitantes.

A edição do ano passado já contou com mais de 50 mil pessoas circulando pelo Expo Center Norte e movimentou 400 milhões de reais em novos negócios.

Mesmo diante desses números, há quem ainda pergunte se vale mesmo a pena visitar a feira. Bem, se você tem o sonho de empreender, a resposta é simples: a visita à ABF Franchising Expo continua sendo uma oportunidade imperdível de conhecer melhor os diversos modelos de negócio disponíveis no mercado e compará-los.

A feira terá mais de 400 expositores entre franquias nacionais e delegações de associações internacionais.  Algumas marcas são novas, ainda pouco conhecidas do grande público.

Ter contato com essas empresas que ainda estão num estágio inicial é uma boa chance para o investidor – como elas acabaram de formatar seus modelos, as melhores praças ainda devem estar disponíveis, o que pode significar maior potencial de faturamento para as franquias.

Por outro lado, marcas mais consolidadas e reconhecidas no mercado também estarão presentes e costumam levar à feira suas principais novidades. É comum que elas usem o evento para lançar outros formatos de loja até então não explorados.

Podem ser lojas em formatos menores, quiosques ou até mesmo a oferta de condições especiais de negociação.

E mesmo que o empreendedor conheça bem as opções de investimento disponíveis no mercado e já tenha eleito as suas preferidas, é interessante visitar o evento para ter contato direto com as empresas que despertam seu interesse.

Na feira, é possível conversar com a equipe da empresa franqueadora ou com os responsáveis pela sua expansão. Muitas vezes, o próprio franqueador está presente.

E, como todo mundo sabe, nada substitui o contato pessoal. A conversa olho no olho revela muito sobre a estrutura da empresa e a qualidade de sua equipe. É possível conhecer o histórico da marca, tirar dúvidas, checar mais detalhes e até mesmo medir a reação das demais pessoas que visitam aquele estande.

Além disso, o empreendedor poderá comparar as marcas de sua preferência com as empresas concorrentes. Quais as franquias que oferecem mais suporte aos franqueados? Que outras marcas também querem abrir uma unidade na praça em que você deseja instalar a sua franquia?

Os valores de investimento, prazo de retorno e royalties são compatíveis com a sua expectativa?

Mas para aproveitar bem a feira e sair de lá com mais respostas do que dúvidas, convém já chegar ao evento bem preparado.

Sites como o www.franquia.com.br ou o portal da ABF apresentam diversas informações sobre o funcionamento do sistema de franchising, as tendências do mercado, os dados de cada uma das marcas e as regiões visadas para expansão. Fazer essa pesquisa prévia garante que o empreendedor otimize seu tempo.

Vale lembrar ainda que, além dos estandes das marcas, os visitantes poderão participar de cursos sobre franquias durante a ABF Franchising Expo. Os temas ajudam os investidores a trilharem o caminho das pedras e, quem sabe, saírem de lá mais confiantes para investir numa franquia.

Por tudo isso, acredito que há razões de sobra para visitar a maior feira de franquias do mundo. Certamente, você sairá de lá bem informado e com mais condições de fazer um bom investimento. Bons negócios!