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O Franchising feminino

Filomena Garcia

Colunista do UOL, em São Paulo

10/09/2013 06h00

Já faz algum tempo que as mulheres conquistaram o seu espaço no mercado de trabalho. Porém, apenas recentemente, estão descobrindo o mercado de franquias.

Na pesquisa anual que realizamos na Franchise Store sobre o perfil dos interessados em franquias, identificamos que 49% das franquias comercializadas hoje são administradas por mulheres. Há 5 anos, essa margem não passava dos 28%.

As franquias, de início, eram vistas pelo mercado predominantemente masculino também como uma alternativa de ocupação para as mulheres que não estavam inseridas no mercado de trabalho.

Em pouco tempo, porém, o franchising se revelou um terreno promissor para as mulheres de espírito empreendedor, cujas habilidades naturais de gestão, resolução de conflitos e atenção aos detalhes não estavam sendo utilizados em sua totalidade.

Ao longo dos anos, as mulheres foram abandonando seus papéis coadjuvantes na administração dos negócios – em que muitas vezes apenas auxiliavam o marido – para serem protagonistas de muitas histórias de sucesso. Claro que o perfil da mulher empreendedora também mudou.

Vindas principalmente de áreas como vendas, recursos humanos e marketing, as empreendedoras de hoje chegam com um histórico profissional de sucesso na bagagem, buscando nas franquias uma alternativa de negócio rentável, e consideravelmente mais seguro, para atingir sua independência.

Compreendem a vantagem de investir em uma marca já conhecida, operando um modelo de negócio que já foi testado e comprovado pelo mercado.

À frente de uma unidade franqueada, lidando diretamente com todos os detalhes e atuando, ora como motivadora da equipe de vendas, ora como administrativo ou gerencial, as mulheres têm demonstrado ótima capacidade de adaptação, organização e bom relacionamento com os funcionários.

E isso, aos olhos dos franqueadores, é ótimo, pois muitos descobriram dentre elas gestoras eficientes e parceiras comprometidas com o sucesso da rede. Por esse motivo, é cada vez mais frequente o número de franqueadas que possuem mais de uma unidade.

As mulheres que optam por serem proprietárias de uma unidade franqueada, por sua vez, destacam a possibilidade de administrar o próprio tempo como uma das maiores vantagens que o mercado de franquias oferece, pois assim conseguem estar mais perto da família.

Outra vantagem mencionada é o suporte, já que as redes de franquias disponibilizam as ferramentas que possibilitam a operação e a gestão do negócio, além do apoio na localização do ponto comercial.

A entrada da mulher no universo das franquias aquece e enriquece o mercado como um todo, pois além da trazer novas abordagens para a gestão do negócio, também possibilitou o surgimento de grandes redes de franquias em segmentos característicos do universo feminino, como centros de estética, calçados e acessórios, cosméticos e lingerie.

Mas não para por aí, tanto que pela primeira vez na história da ABF (Associação Brasileira de Franchising) a presidência é hoje de uma mulher. O nome dela é Cristina Franco, fundadora da rede Bit Company e hoje diretora do Grupo Multi.

Portanto, convido as mulheres a mergulharem como empreendedoras neste mercado, que cada vez mais é de todos, feito para empreendedores que acreditam no seu potencial de realização.