IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Nem todo negócio de fim de semana funciona em tempo integral

José Dornelas

Colunista do UOL, em São Paulo

29/04/2013 06h00

Se você pretende começar um negócio de final de semana para depois transformá-lo em um negócio em tempo integral, deverá primeiro analisar se o tipo de negócio a ser criado tem esse potencial.

Nem todo negócio de final de semana pode ser transformado em uma empresa de tempo integral, pois há empresas que são típicas dos sábados e domingos, como aquelas que focam em vendas para turistas que visitam um determinado local só aberto nesses dias.

Ou, ainda, as que vendem para clientes que só têm o final de semana para comprar.

Quando você define a empresa a ser criada uma sugestão para analisar se a mesma pode ser transformada com o tempo em uma empresa que funciona a semana toda é você fazer algumas pesquisas de mercado junto ao seu público-alvo.

Uma pesquisa de mercado demanda uma estruturação adequada para que os resultados sejam válidos.

Mas você pode buscar assistência de consultorias como a do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) ou empresas juniores, por exemplo, já que cobram preços abaixo da média de mercado e podem auxiliá-lo no desenvolvimento do instrumento de pesquisa.

O próximo passo é definir o tamanho da amostra e, então, as perguntas da pesquisa.

Geralmente, os negócios de menor porte, como poderá ser o início do seu empreendimento, focam em um nicho de mercado e não têm grande abrangência geográfica.

Nesses casos, dependendo do perfil do seu cliente-alvo (se é homogêneo ou muito heterogêneo) amostras de 100 a 150 indivíduos respondentes de sua pesquisa lhe darão um retorno interessante, com margem de erro de 5 a 10%, para que você tome decisões.

A partir daí, caso você tenha incluído na pesquisa perguntas que tentem identificar a propensão do seu cliente-alvo em comprar o que você vende também nos dias de semana, você saberá se seu negócio em tempo parcial tem potencial para ser um negócio em tempo integral.

É algo simples de fazer e que ajuda na mitigação de eventuais riscos. Além disso, pode lhe mostrar novas oportunidades de negócio e de expansão do seu negócio de fim de semana.

A coluna foi escrita com base no livro “Empreenda nos finais de semana (e fique rico).