Nem todo negócio de fim de semana funciona em tempo integral
Se você pretende começar um negócio de final de semana para depois transformá-lo em um negócio em tempo integral, deverá primeiro analisar se o tipo de negócio a ser criado tem esse potencial.
Nem todo negócio de final de semana pode ser transformado em uma empresa de tempo integral, pois há empresas que são típicas dos sábados e domingos, como aquelas que focam em vendas para turistas que visitam um determinado local só aberto nesses dias.
Ou, ainda, as que vendem para clientes que só têm o final de semana para comprar.
Quando você define a empresa a ser criada uma sugestão para analisar se a mesma pode ser transformada com o tempo em uma empresa que funciona a semana toda é você fazer algumas pesquisas de mercado junto ao seu público-alvo.
Uma pesquisa de mercado demanda uma estruturação adequada para que os resultados sejam válidos.
Mas você pode buscar assistência de consultorias como a do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) ou empresas juniores, por exemplo, já que cobram preços abaixo da média de mercado e podem auxiliá-lo no desenvolvimento do instrumento de pesquisa.
O próximo passo é definir o tamanho da amostra e, então, as perguntas da pesquisa.
Geralmente, os negócios de menor porte, como poderá ser o início do seu empreendimento, focam em um nicho de mercado e não têm grande abrangência geográfica.
Nesses casos, dependendo do perfil do seu cliente-alvo (se é homogêneo ou muito heterogêneo) amostras de 100 a 150 indivíduos respondentes de sua pesquisa lhe darão um retorno interessante, com margem de erro de 5 a 10%, para que você tome decisões.
A partir daí, caso você tenha incluído na pesquisa perguntas que tentem identificar a propensão do seu cliente-alvo em comprar o que você vende também nos dias de semana, você saberá se seu negócio em tempo parcial tem potencial para ser um negócio em tempo integral.
É algo simples de fazer e que ajuda na mitigação de eventuais riscos. Além disso, pode lhe mostrar novas oportunidades de negócio e de expansão do seu negócio de fim de semana.
A coluna foi escrita com base no livro “Empreenda nos finais de semana (e fique rico).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.