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Avião 'flutua' na pista e parece não querer pousar: por que isso acontece?

O vídeo de um avião pousando bem depois do normal, já no meio da pista, ganhou repercussão nos últimos dias nas redes sociais. A aeronave "flutua" ao se aproximar do pouso, fazendo com que o toque no solo ocorra mais próximo do fim da pista.

O que aconteceu?

Um avião da companhia aérea portuguesa TAP tocou o solo na hora do pouso depois do habitual, segundo as imagens. Isso ocorreu no aeroporto Cristiano Ronaldo, na ilha da Madeira, pertencente a Portugal.

O avião "flutuou", apenas tocando o chão quando já passava da metade da pista — em vez de pousar próximo às marcações de segurança específicas para isso.

Veja abaixo como foi o pouso:

Efeito solo seria o motivo

Essa sensação de o avião "não querer pousar" não é incomum. Ela se deve, principalmente, ao que é chamado efeito solo.

Isso acontece quando parte do ar que está oferecendo a resistência para o avanço do avião se desloca para a ponta da asa e gera um vórtice, que é como um redemoinho de vento. Ele bate no solo e volta para a asa, gerando mais sustentação para o avião, fazendo com que ele dê a impressão de flutuar.

Para pousar de fato é preciso quebrar essa sustentação. Caso ainda haja pista suficiente para o pouso, os pilotos podem comandar o avião para que ele desça e "fure" essa camada extra de ar que está mantendo o avião "flutuando".

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Em alguns casos, fortes ventos podem fazer com que o avião fique mais tempo voando próximo ao solo nessas horas. Esse poderia ser o caso do aeroporto da Madeira, conhecido pelos ventos fortes que atingem a região.

É normal pousar ali?

As pistas possuem marcas para auxiliar os pilotos a pousarem no local ideal. São áreas chamadas de aiming point (ponto de visada) ou marca de 1.000, que se refere aos mil pés (aproximadamente 300 metros) de distância do início da pista.

É recomendado que o toque no solo aconteça desde um pouco antes da marca de visada até um pouco depois. No caso, é possível observar pelo vídeo que ele teria pousado após a metade da pista, longe dessa marca.

O comandante deve analisar se a distância restante na pista é suficiente para pousar o avião. Para isso, ele pondera o peso da aeronave, características do avião, entre outros fatores, e observa marcações na pista que mostram quantos metros faltam até o seu fim.

Caso o piloto julgue que não seja possível pousar, ele arremete o avião e tenta realizar um novo pouso em segurança.

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Veja como alguns aviões "flutuam" antes de tocarem o solo no aeroporto de Birmingham (Reino Unido):

Curiosidades sobre o aeroporto Cristiano Ronaldo

Os três bustos de Cristiano Ronaldo no aeroporto da Ilha da Madeira
Os três bustos de Cristiano Ronaldo no aeroporto da Ilha da Madeira Imagem: Reuters/Reprodução

Neste aeroporto, foi inaugurada uma estátua famosa do jogador português, em 2017. Ela foi criticada devido à maneira como representou o atleta, que não teria sido muito fiel aos traços de Cristiano Ronaldo para os críticos.

O local recebeu esse nome como homenagem ao futebolista. A cidade natal dele é Funchal, capital da ilha.

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Ele fica a cerca de 950 km de distância de Lisboa, na ilha em alto mar. Sua posição geográfica e a encosta elevada próxima à pista fazem o local ser mais suscetível a fortes ventos e rajadas em várias direções.

Aviões que vão para o local devem cumprir uma série de restrições. Entre elas, não podem operar quando os ventos estão acima de determinada velocidade, pois isso poderia desestabilizar a aeronave e causar um acidente.

Apenas pilotos com treinamentos específicos podem pousar nesse local devido às suas peculiaridades. Também é preciso ter realizado alguma operação no aeroporto nos últimos seis meses para poder pousar ou decolar um avião de grande porte no local.

Pista do aeroporto da ilha da Madeira
Pista do aeroporto da ilha da Madeira Imagem: Richard Bartz

Antigamente, a pista do aeroporto possuía menos de 2 km de extensão. Ela foi expandida, com o restante do pavimento sendo construído sobre pilastras acima do mar, e hoje chega a 2.631 metros de comprimento para realizar a corrida de decolagem.

Fontes: Fernando Colantuono, piloto de aviação executiva e instrutor de segurança em voo, Aeroportos de Portugal, FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos), Eurocontrol, Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 154 (Disponível no site da Agência Nacional de Aviação Civil)

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