Mi-26: maior helicóptero do mundo carrega avião e ajudou em Chernobyl
O Mi-26 é o maior helicóptero ainda produzido em série até hoje. De tamanho gigantesco quando comparado com outras aeronaves do tipo, ele foi destaque em diversos momentos históricos, como no desastre nuclear de Chernobyl e na guerra na Ucrânia.
Histórico
O helicóptero foi desenvolvido na década de 1970 pela Mil Moscow Helicopter Plant e fabricado em série pela Rostvertol. De origem russa/soviética, o primeiro exemplar produzido em massa voou em outubro de 1980.
Ele nasce para substituir os modelos de transporte pesado Mi-6 e Mi-10. Multifunção, ele pode ser usado para levar cargas (tanto no compartimento interno quanto do lado de fora), combate a incêndio, reabastecimento, serviço aeromédico ou, ainda, para evacuações em emergência.
Ele tem capacidade para levar até 82 passageiros. Esse número é maior que um avião Embraer E-170, que leva até 78 viajantes a bordo.
O Mi-26 também é capaz de carregar um avião em seu exterior. A outra aeronave é presa por meio de cabos, que o helicóptero irá levantar para fazer o transporte.
Esse, inclusive, é um dos principais objetivos ao se desenvolver o Mi-26, o que a coloca como uma das mais versáteis e potentes do mundo. Ao mesmo tempo, possui versões civis e militares em operação mundo afora.
Recordista nato
Apenas dois anos após o seu lançamento, ele já quebrou diversos recordes de elevação de carga. Um deles está registrado até hoje no Guinness World Records, publicação dedicada a registrar os recordes mundiais.
Em 1982, o helicóptero conseguiu se manter a 2.000 metros de altitude com um peso total de 56,77 toneladas. Esse recorde não foi quebrado até hoje.
O próprio fabricante relata outro recorde, quando o Mi-26 conseguiu elevar até uma altitude de 4.100 metros uma carga de 25 toneladas em seu interior. Como comparação, um Airbus A320 cargueiro pode transportar até 21 toneladas em seu interior, segundo a fabricante europeia.
Em 1994, a versão Mi-26TP do helicóptero ficou marcada como o maior helicóptero de combate a incêndio do mundo. Ele é capaz de coletar 15 mil litros de água entre 10 a 15 segundos, além de despejar 1.000 litros por segundo.
Chernobyl e Camboja
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Quero receberUma das principais missões na qual o helicóptero foi usado foi após o acidente nuclear da usina de Chernobyl, na Ucrânia, ocorrido entre 25 e 26 de abril de 1986. À época, o país pertencia à União Soviética, e essas aeronaves foram utilizadas para diminuir o impacto da tragédia.
Cerca de 30 Mi-26 foram usados para fazer medições da radiação emitida no local do acidente, além de jogar materiais como areia, boro e chumbo para cobrir o núcleo do reator número 4, que foi destruído na explosão. Sua estrutura foi adaptada para proteger as tripulações, que poderiam ficar expostas a índices fatais de radiação.
A própria ONU (Organização das Nações Unidas) já utilizou o helicóptero em uma de suas missões humanitárias. A Autoridade Provisória das Nações Unidas no Camboja operava o Mi-26 entre 1992 e 1993 após o fim da Guerra Civil no Camboja em ações de apoio à transição do poder no país asiático.
Até tem maior...
O Mi-26 é o maior helicóptero produzido em série até hoje. Alguns protótipos maiores do que ele chegaram a ser construídos, mas não passaram de protótipos.
É o caso do V-12, fabricado pela mesma Rostvertol e que voou pela primeira vez na década de 1960. Ele serviria para transporte de mísseis balísticos intercontinentais, mas os planos das forças armadas soviéticas mudaram, fazendo com que modelos mais tradicionais cumprissem os novos objetivos.
Caso ele tivesse sido bem-sucedido, passaria a se chamar Mi-12. Ele está até hoje no livro Guinness de recordes como o maior helicóptero já montado (mas não fabricado em série).
Ficha técnica
Helicóptero Mi-26T2
País de origem: Rússia/União Soviética
Fabricante: Rostvertol
Comprimento total: 40 metros
Largura: 6,15 metros
Altura: 8,14 metros
Diâmetro do rotor principal: 32 metros
Velocidade máxima: 295 km/h
Velocidade de cruzeiro: 255 km/h
Distância máxima de voo: 800 km (com os tanques principais cheios)
Altitude máxima de voo: 4.600 metros
Peso máximo de decolagem: 56 toneladas
Capacidade máxima de carga: 20 toneladas
Tripulação: 3 (Comandante, copiloto/navegador e engenheiro de voo)
Passageiros: Até 82
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