Plano de carreira é só um dos passos para sucesso profissional; veja outros
Uma das estratégias usadas pelas empresas para atrair e manter funcionários qualificados é oferecer plano de carreira. Com ele, o profissional sabe quanto tempo vai levar para escalar os degraus na hierarquia corporativa e quais competências a companhia espera dele.
“A falta de um plano claro, com um passo a passo detalhado, é um dos principais motivos pelos quais as pessoas deixam as empresas”, diz André Rapoport, diretor-geral da consultoria Right Management Brasil.
O desejo de subir na carreira a partir de metas claras é ainda maior entre os jovens, de acordo com Rodrigo Anunciato, gerente de soluções e projetos da consultoria GS&MD - Gouvêa de Souza. “Eles são mais ávidos por plano de carreira do que por salários altos”, diz.
Mas a simples existência de um plano de carreira na empresa não é suficiente para o profissional alcançar seus objetivos. A pessoa precisa avaliar, também, se os valores da companhia são compatíveis com os seus e se a companhia oferece a possibilidade de mudar de função para conhecer outras áreas internas, sem ser necessariamente por promoção.
A partir de entrevistas com os consultores de carreira André Rapoport e Rodrigo Anunciato e com a presidente da consultoria Grupo Foco, Eline Kullock, o UOL listou outros sete passos, além do plano de carreira, para o profissional ter uma vida profissional bem-sucedida. Veja abaixo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.