IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estudando para concurso? Oito temas que podem cair na prova de atualidades

Do UOL, em São Paulo

04/03/2019 04h00

Uma preocupação comum de quem estuda para concursos é o que pode ser cobrado nas provas de Atualidades. "Essa matéria foi introduzida nos concursos justamente porque a grande maioria dos estudantes não gosta de ler livros, jornais e muito menos estão preocupados com os assuntos diários do Brasil e do mundo", afirmou Marcos José, professor da Central de Concursos.

Ele listou oito temas que podem cair nas provas de atualidades deste ano. Veja abaixo.

1) Reforma da Previdência

Reforma da Previdência é o tema mais quente no momento. O candidato deve prestar atenção no jogo político, nas pressões econômicas e nas relações entre o Congresso e o Poder Executivo. 

2) Tragédia de Brumadinho

A tragédia de Brumadinho foi noticiada até no exterior. Vale relembrar o rompimento da barragem de Mariana, há pouco mais de três anos. Importante saber como é construída uma barragem, os problemas de fiscalização e as consequências ecológicas.

3) Onda conservadora de direita

Considerado um fenômeno político não só no Brasil, mas também na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, esse fenômeno veio pela linha política, ideológica e cultural. Nome importante: Olavo de Carvalho.

4) Brexit travado

Estudar a crise da União Europeia e polêmica saída do Reino Unido do bloco econômico por meio de um plebiscito, assim como as questões sobre os imigrantes e o crescimento do populismo de direita. Dica: cuidado na leitura sobre a fronteira da Irlanda com a Irlanda do Norte.

5) Trump rompe acordo nuclear com Irã

Reviravolta no acordo nuclear com o Irã. A saída forçada por Trump foi desaprovada até pelos aliados europeus. Importante pesquisar sobre a religião xiita no Irã.

6) Guerra comercial entre EUA e China

As duas maiores economias do mundo estão no meio de uma guerra comercial. Iniciada pelos EUA, a guerra acaba contando com a participação, direta ou indireta, de outros países.

7) Feminicídio

O Brasil ocupa o 5º lugar em assassinato de mulheres no mundo, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Perdemos para El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia. O Brasil mata 48 vezes mais mulheres do que o Reino Unido. A cada duas horas, uma mulher é assassinada no país.

8) Fake News

A divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde, segurança e educação. Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Caso como exemplo: eleições gerais no Brasil em 2018.

Dicas de estudos: Aprenda a fazer um mapa mental

UOL Notícias