IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Congresso discute educação financeira em escolas e faculdades

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

25/09/2013 06h00

Especialistas em finanças, educadores, economistas e autoridades da área participam do 1º Congresso Nacional de Educação Financeira nas Escolas (Conefe), a partir de quinta-feira (26), em São Paulo.

O objetivo é discutir como levar a educação financeira às escolas, desde o nível fundamental até o universitário, passando também pelas empresas. O evento é gratuito é destinado a qualquer pessoa que tenha interesse em disseminar a educação financeira. Não é voltado a crianças.

A realização é do Portal EduFin. Segundo a coordenadora do evento, Fabiana Raguza, as inscrições estão encerradas, mas é possível se inscrever numa lista de espera pelo site.

Raguza diz que a ideia do congresso surgiu por conta das perguntas recebidas pelo portal EduFin. "Observamos que as pessoas têm muito pouco conhecimento nessa área. Elas acham, por exemplo, que cheque especial e cartão de crédito fazem parte do salário. Por isso se endividam."

A proposta do evento, segundo a organizadora,  é levar a educação financeira desde cedo para as escolas, tanto para a criança quanto para o universitário que não teve acesso a isso na infância.O evento está voltado aos educadores para que divulguem esse conhecimento.

 "Mas a ideia não se restringe às crianças, mas atinge atinge todas as pessoas que precisam se educar na área financeira."

O Conefe irá reunir 19 palestrantes que falarão sobre quatro temas: "A Educação Financeira no País", "A Importância da Educação Financeira desde Cedo", "O Entendimento da Educação Financeira" e "A Educação Financeira Profissional".

Entre os palestrantes, o autor best-seller Gustavo Cerbasi irá falar sobre "Como desenvolver a educação financeira nas escolas e nos lares".

A organizadora diz que entre os inscritos estão representantes de prefeituras, diretores e coordenadores de escola e faculdades públicas e privadas e também muitas empresas que inscreveram representantes da área de Recursos Humanos para capacitá-los a divulgar esse ensinamento nas empresas.

"A pessoa que está muito endividada não é um bom profissional, pois acaba se desconcentrando do trabalho. A educação financeira é chave do sucesso em vários aspectos da vida."

No próximo ano, Fabiana Raguza pretende criar um congresso voltado também para a participação das crianças. "Vamos criar um espaço lúdico a fim de que elas aprendam a lidar com o dinheiro."

SERVIÇO
Data: 26/09/2013
Horário: das 7h às 18h30
Local: Espaço Fecomercio – Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo (SP)
Inscrições gratuitas no site www.conefe.com.br. (As inscrições estão encerradas, mas é possível se inscrever na lista de espera do site).