Só para assinantesAssine UOL

Por que o ouro atingiu valores recorde? É seguro mesmo para investir?

Quer receber matérias como essa toda semana no seu e-mail? Assine a newsletter UOL Investimentos.

O valor do ouro atingiu níveis históricos, por ser considerado um investimento sólido e seguro. O metal chamou a atenção dos investidores como uma oportunidade para proteger o patrimônio. Vários fatores combinados estão impulsionando a valorização do metal.

O que está acontecendo

O ouro atingiu o maior patamar de todos os tempos. No começo do mês, bateu o recorde de mais de US$ 2.000 por onça-troy (medida de peso). Isso foi um pouco antes de o presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano), Jerome Powell, iniciar um depoimento no Congresso dos Estados Unidos.

Ao mesmo tempo, o dólar e o rendimento do Tesouro nos EUA enfraqueceram. Powell afirmou que o Fed poderia reduzir os juros ainda este ano - atualmente está na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano.

Alta do ouro no último ano foi bastante significativa. Subiu 7,31% nos últimos 12 meses, e 12,68% desde o começo do ano, de acordo com Einar Rivero, da Elos Ayta Consultoria, e depois, entenda os motivos da alta do metal. Alta em 2020, pior ano da pandemia, foi de 55,93%, com queda em 2022 e 2023.

Por que o ouro está em alta

Investidores estão confiantes de que as taxas de juros vão cair. Quando isso acontece, o ouro se torna mais atraente porque não paga juros como outros ativos financeiros. Os preços tendem a ter uma relação inversa aos juros. À medida que as taxas caem, o ouro torna-se mais atrativo em comparação com investimentos alternativos como títulos de dívida, que entregam retornos menores em um ambiente de juros baixos, diz Márcio Miranda, assessor de investimentos da Vértua Investimentos.

Dólar americano está mais fraco e com rendimentos mais baixos do que o comum. Por exemplo, em 12 meses até fevereiro de 2024, o retorno foi de - 4,31%. Quando o dólar está mais fraco e desvalorizado em relação a outras moedas, o ouro tende a se destacar mais porque se torna mais acessível e atraente para investidores.

A valorização do ouro é influenciada por diferentes fatores, e um deles é o valor do dólar americano que, quando em baixa, pode deixar o ouro mais acessível e atraente.
Márcio Miranda, assessor de investimentos da Vértua Investimentos

Continua após a publicidade

Tensões geopolíticas contribuem para a valorização. Desde a pandemia e com as guerras no Oriente, a economia se desestabilizou e está se recuperando aos poucos.

Juros altos favorecem investimentos seguros. Nessas horas, a renda variável se torna muito instável e perde atratividade para a renda fixa, por conta dos bons retornos comparado à taxa Selic. Com a virada e a queda dos juros e da inflação no Brasil, o cenário começou a mudar. Mesmo assim, juros continuam em patamares altos nos EUA, segundo André Colares, CEO da Smart House Investments.

O ouro é visto como um refúgio seguro em tempos de incerteza política e econômica, como nos últimos anos. Quando há instabilidade política ou ameaças de conflitos, a maioria dos investidores tende a buscar ativos mais seguros, pensando em proteger seu dinheiro de flutuações e instabilidades, o que aumenta sua demanda e, consequentemente, o seu valor.

Muitos se apegam na hora do risco. Os últimos anos foram muito atípicos, isso fez com que mais investidores procurassem e acabou se valorizando.
André Colares, CEO da Smart House Investments

Vale a pena investir também?

Segurança é o principal motivo. Se o objetivo é proteger o seu patrimônio em vez de ganhos de curto prazo, o ouro pode ser uma boa opção, especialmente durante períodos de inflação alta. No entanto, se o seu foco principal é ganhar capital ou renda, podem haver investimentos mais adequados.

Continua após a publicidade

Ouro físico pode ser uma reserva de valor duradoura. Mas há riscos associados, como perda, roubo ou danos físicos ao metal. Além disso, há custos de armazenamento e seguro a serem considerados, e a decisão de investir ou não vai depender do perfil de cada pessoa, segundo Colares.

Aplicar em ativos que representam ouro é uma alternativa. É o caso de contratos negociados em Bolsa ou fundos de investimento em ouro. Esses investimentos permitem exposição ao preço do ouro sem a necessidade de lidar com o metal físico, e os riscos associados são geralmente mitigados, embora ainda exista o risco de volatilidade de mercado.

Como fica o ouro daqui para a frente

Em relação ao futuro, há uma tendência de que a alta continue, especialmente em um cenário de juros baixos. O ouro tem sido historicamente considerado uma reserva de valor segura e é frequentemente utilizado como forma de proteção contra instabilidades econômicas, como visto no aumento das reservas do metal em muitos países em 2022, segundo o assessor de investimentos da Vértua Investimentos.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Deixe seu comentário

Só para assinantes