IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rússia descarta negociações sobre o gás antes da data limite

13/06/2014 07h42

MOSCOU, 13 Jun 2014 (AFP) - A Rússia anunciou nesta sexta-feira que não entrará em negociações com a Ucrânia ou a União Europeia (UE) antes de segunda-feira, data limite na qual ameaça cortar o fornecimento a Kiev caso as contas pendentes não sejam pagas.

"No momento não temos prevista nenhuma reunião", disse à AFP a porta-voz do ministério russo da Energia, Olga Golant.

Ela acrescentou que os funcionários do governo russo também não preveem conversas telefônicas sobre o tema.

O comissário europeu da Energia, Günther Oettinger, havia anunciado pouco antes que esperava a retomada das negociações entre Ucrânia e Rússia no fim de semana para evitar o corte de fornecimento, que teria consequências em vários países da UE.

"Espero que as discussões entre os ministros ucraniano e russo, assim como entre os presidentes das empresas de gás e suas delegações possam ser retomados no sábado", disse o comissário.

Na quinta-feira, a empresa russa Gazprom anunciou que Kiev tem até 6H00 GMT (3H00 de Brasília) de segunda-feira para pagar 1,95 bilhão de dólares em contas pendentes. Em caso contrário, o fornecimento de gás será cortado.

Na quarta-feira, uma reunião em Bruxelas não obteve resultados. A Ucrânia rejeitou a proposta russa de um desconto de 100 dólares, que deixava o preço 1.000 metros cúbicos de gás em US$ 385 dólares, por considerar a oferta uma armadilha de Moscou.

O fracasso das negociações mantém a UE em suspense pelo risco de que o fornecimento de gás russo para o bloco, do qual 15% transita pela Ucrânia, seja afetado caso Moscou feche a torneira para Kiev.

A Rússia elevou o preço do gás a 485 dólares os 1.000 m3 em abril, depois que os ativistas pró-Ocidente forçaram a saída do presidente pró-Moscou Viktor Yanukovytch e tomaram o poder em Kiev.