IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo fecha em leve alta em Nova York

22/12/2014 21h33

Nova York, 22 dez 2015 (AFP) - O preço do petróleo fechou em leve alta nesta terça-feira, em Nova York, mais por razões técnicas do que por novidades sobre a oferta excedente mundial de petróleo.

O barril de "light sweet crude" (WTI) com vencimento para fevereiro subiu 33 centavos a 36,14 dólares e se mantém em seu nível mais baixo desde o início de 2009.

Em Londres, o barril de Brent baixou sutilmente e ficou apenas acima dos 36 dólares - um nível sem precedentes em 11 anos.

Em Nova York começaram a ser negociados os contratos de WTI com vencimento em fevereiro, o que deu um suporte técnico ao aumento dos preços, disse Kyle Cooper, da empresa IAF Advisors.

"No entanto, não penso que se corrijam os desequilíbrios entre oferta e demanda", acrescentou.

O aumento da oferta, tanto da Opep quanto de produtores como os Estados Unidos ou a Rússia, manteve os preços orientados para a baixa ao longo de todo este ano, após terem caído também em 2014.

No começo deste mês, a Opep avisou que não fixará metas de produção, justo quando os investidores esperavam que o cartel fizesse algum gesto a favor dos preços.

Neste contexto, "o ânimo seguiria sendo [orientado] de baixa a menos que os Estados Unidos ofereça dados favoráveis" em seu informe semanal de inventários de petróleo, que será divulgado na quarta-feira, disse Cooper.

"O contrato para fevereiro do barril de WTI resiste bem, mas a tendência pode mudar quando forem anunciados os números" dos Estados Unidos, advertiu Tim Evans, do Citi.