IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Móveis e objetos da 'Casa Branca de Inverno' dos Kennedy vão a leilão

22/01/2015 16h25

Miami, 22 Jan 2016 (AFP) - Dezenas de móveis e objetos pertencentes à mansão da família Kennedy na Flórida, que chegou a ser conhecida como a "Casa Branca de Inverno", serão leiloados no sábado, indicou a empresa Leslie Hindmann.

De uma cama em que dormia o presidente John F. Kennedy, passando pelo aparelho de jantar até um porta-retrato com uma foto de JFK e Jackie Kennedy, os itens serão postos à venda em leilão, no sábado, em West Palm Beach, na Flórida.

São 153 objetos que compunham a casa localizada em uma exclusiva zona em frente ao mar em Palm Beach, quando foi vendida em 1995, depois de ter pertencido à família Kennedy por 62 anos.

A empresa está "honrada em apresentar esta coleção de importância histórica e cultural da 'Casa Branca de Inverno' dos Kennedy", indicou Leslie Hindmann em sua página da internet.

A mobília é valorizada por todas as vezes que "importantes reuniões presidenciais aconteceram na residência durante o governo Kennedy", que visitava a casa durante seu mandato, interrompido abruptamente quando foi assassinado em 1963, acrescentou.

Entre os objetos, destaque para a mesa de jantar estilo Luís XV, com preço base de dois mil dólares, a mesa onde JFK recebia massagens (dois mil dólares), uma cama que o presidente usava quando ainda dividia o quarto com seu irmão mais velho (três mil dólares) e um biombo de madeira que havia pertencido à filha de Winston Churchill (dois mil dólares).

Os móveis foram conservados pela família Castle, que comprou a mansão dos Kennedy em 1995 e a vendeu por 31 milhões de dólares no ano passado para a filha de um magnata do setor imobiliário de Nova York.