IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Problema elétrico provoca o caos no aeroporto de Amsterdã

27/03/2015 11h18



Haia, 27 Mar 2015 (AFP) - Uma grande avaria no sistema de energia elétrica provocou o caos nesta sexta-feira na região de Amsterdã e obrigou a suspensão temporária dos voos do pouso e decolagem do aeroporto de Schiphol.

"O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido e estamos voltando aos poucos à normalidade, mas ainda há muitos voos desviados", afirmou à AFP uma fonte aeroportuária, que pediu anonimato.

O problema começou às 9H45 (5H45 de Brasília) com obras em um poste perto de Diemen, ao sul de Amsterdã, segundo a empresa de energia elétrica Tennet.

O sistema foi normalizado na maior parte da província.

Em Schiphol, os voos foram desviados para aeroportos da Bélgica e da Alemanha. Com o retorno da energia elétrica, alguns voos devem ser confirmados.

Muitas pessoas ficaram bloqueadas em estações ferroviárias com o cancelamento de viagens. Os bondes na região afetada também estavam parados.

Muitos hospitais da província de 2,7 milhões de habitantes recorreram a geradores, segundo a imprensa holandesa, e os bombeiros receberam 45 ligações de pessoas presas em elevadores.

As forças de segurança mobilizaram agentes para controlar o trânsito e proteger os centros comerciais.

jhe-mbr/fp