IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco Asiático de Desenvolvimento reduz previsão de crescimento para China

30/03/2015 09h06

Pequim, 30 Mar 2016 (AFP) - O excesso de capacidade industrial da China afetará o crescimento econômico do país em 2016, anunciou o Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB), que reduziu a previsão para a segunda economia mundial.

De acordo com os dados do ADB, a China crescerá 6,5% em 2016, menos que a previsão de 6,7% anunciada em dezembro. No ano passado, a economia do país avançou 6,9%.

"A frágil demanda externa e o excesso de capacidade de alguns setores, somada a uma diminuição da mão de obra e ao aumento dos salários, continuam provocando uma queda gradual do crescimento na China", disse o economista chefe do banco, Shang-Jin Wei.

A previsão de desaceleração coincide com a crescente incerteza sobre a capacidade das autoridades de Pequim para reduzir os setores de ferro, carvão e cimento e para levar a economia a um modelo baseado no consumo.

O banco adverte ainda para o risco de "desaceleração brusca" do setor imobiliário, mas acredita que a mesma pode ser parcialmente compensada pelo aumento do consumo e pelo chamado "eco-investimento".