IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Porto Rico: governador anuncia diálogo com credores

29/06/2015 20h22

San Juan, 29 Jun 2015 (AFP) - Porto Rico iniciará um diálogo com os credores para conseguir prorrogar o vencimento de sua enorme dívida pública de 73 bilhões de dólares, considerada "impagável", informou nesta segunda-feira o governador Alejandro García Padilla.

"A meta será conseguir uma moratória negociada com os credores para prorrogar por alguns anos os pagamentos da dívida, de modo que este dinheiro seja investido aqui em Porto Rico para criar empregos", disse García Padilla em uma mensagem televisionada.

O governador de Porto Rico disse nesta segunda-feira ao jornal americano The New York Times que a dívida de seu país é "impagável". "Não há outra opção. Eu queria ter uma opção mais fácil, mas isso não é política, é matemática", disse García Padilla.

Rapidamente, os bônus de Obrigações Gerais de Porto Rico caíram 10% no mercado de Wall Street, em Nova York.

García Padilla solicitou a Washington que modifique "agora" a lei de quebras para permitir a este estado livre associado de 3,5 milhões de habitantes declare falência, algo proibido atualmente.

O governador disse que o plano de ajuste para superar a crise deve incluir cortes em alguns serviços, aumento da arrecadação fiscal e maior cooperação com empresas privadas, entre outros.

Ele garantiu, contudo, que não está disposto a fazer cortes no setor de educação nem reduzir o salário mínimo. "Defenderei os empregos como um objetivo principal nesse processo", assegurou.