IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Duelo entre jatinhos de luxo cria opções 'ostentadoras' para bilionários

Christiana Sciaudone

07/08/2015 16h11

(Bloomberg) - Os bilionários terão opções de jatinhos para escolher com a Embraer e a Cessna lançando novos modelos para atrair compradores num mercado tentando se recuperar da crise de 2008.

A Embraer SA, do Brasil, apresentará o Legacy 450, uma variante completamente nova do Legacy 500, do ano passado, e a Cessna da Textron Inc. renovou a linha Citation com o modelo Latitude. As empresas esperam que os novos aviões de tamanho médio, que serão exibidos na semana que vem na Conferência e Exibição Latino-Americana de Aviação Executiva em São Paulo, sejam atraentes o bastante para cativar aqueles que podem ter se abstido nos últimos sete anos.

"Os jatinhos são um pouco como os carros: as pessoas gostam dos mais novos e melhores", disse Cai Von Rumohr, analista da Cowen Co.

A concorrência é difícil em um setor que sofreu uma queda de 4,1% no total de entregas de jatos executivos no primeiro semestre do ano, pois o enfraquecimento da demanda de países dependentes do petróleo no Oriente Médio, assim como da Rússia e da América Latina se somou ao baixo número de pedidos dos EUA e da Europa.

À medida que a economia ganha impulso nos EUA, ela deveria levar executivos e indivíduos ricos a comprar jatinhos novamente, disse Jens Hennig, vice-presidente de operações da General Aviation Manufacturers Association (GAMA), com sede em Washington.

"Como os EUA estão se saindo melhor, é lá onde o segmento de aeronaves da categoria e de médio porte terá uma oportunidade de retornar", disse Hennig, em entrevista por telefone, antes da conferência. "Quando os nossos fabricantes trazem novos produtos para o mercado, há uma estimulação natural para que os clientes comprem".

Rivalidade

Neste ano, o número de jatinhos entregados provavelmente será o mesmo que no ano passado, quando foram vendidos 722 aeronaves, segundo a GAMA. O número representa uma queda em relação ao pico de 1.317 jatos, atingido em 2008.

A rivalidade entre o Latitude e o Legacy, somada aos poucos clientes de mercados emergentes, poderia exercer pressão sobre as margens, segundo George Ferguson, analista sênior da Bloomberg Intelligence.

A Textron vê "oportunidades" no Brasil e na América Latina, disse Bob Gibbs, vice-presidente da Textron para a América Latina e o Caribe. O Citation Latitude fará sua estreia na América Latina na exibição.

A Embraer está bem posicionada para ganhar participação no mercado porque apresentará um modelo completamente novo, disse Brian Foley, consultor do setor aeroespacial em Sparta, Nova Jersey. A Textron se apressou para criar o Latitude a fim de frustrar a concorrência do Legacy 450 e do Legacy 500, lançado no ano passado, disse Foley.

Impacto

Marco Túlio Pellegrini, presidente da divisão de aviação executiva da Embraer, disse que conta com que o Legacy tenha o mesmo impacto no mercado de modelos de médio porte que o Phenom da Embraer teve na categoria de pequeno porte. O Phenom 300 tem uma participação no mercado de 57% cinco anos depois de ter sido lançado, disse ele.

Tanto o Legacy 450, de US$ 17 milhões, quanto o Latitude, de US$ 16 milhões, possuem cabines de 1,8 metro de altura. O Legacy 450 tem um conjunto de assentos centrais totalmente reclináveis e toaletes com cinto de segurança opcional, e o Latitude conta com um sofá duplo de orientação lateral e unidades de internet e entretenimento incorporadas aos assentos.

Os clientes de aviões executivos são exigentes e querem tudo, disse Ferguson, da Bloomberg Intelligence.

"Este é um negócio de ostentação - quem tem o último modelo?".