IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Procura-se inquilino para apê em Zurique com aluguel anual de US$ 100 mil

Catherine Bosley

30/09/2015 12h06

(Bloomberg) - Procurado: inquilino que possa pagar 8.766 francos suíços (US$ 9.026) por mês. Recompensa: um apartamento de seis quartos com lareira e varanda no centro de Zurique.

O escritório de gestão de propriedades da cidade vem tentando alugar dois imóveis de luxo com essa descrição há várias semanas, apesar do fato de Zurique ter um dos mercados de locação mais reduzidos da Europa e de que apartamentos desse tamanho são raros na maior cidade da Suíça.

"Achar alguém para alugá-los está se revelando um pequeno desafio", disse Kuno Gurtner, diretor de comunicações do departamento de gestão de imóveis, dono das propriedades localizadas perto da Bolsa de Valores de Zurique. "Nos últimos anos sempre achamos inquilinos".

A dificuldade de Gurtner coincide com um ambiente menos acolhedor para os estrangeiros após os suíços terem apoiado um referendo no ano passado para restaurar cotas estritas para a imigração vinda de países da UE. Um franco forte e uma reforma do imposto sobre as corporações reduzem ainda mais o atrativo da Suíça.

Enquanto a taxa de vacância de imóveis residenciais de Zurique era de apenas 0,22% no dia 1º de junho, a taxa nacional de 1,19% foi a mais alta em catorze anos, segundo o Departamento Federal de Estatísticas.

"O setor de locação está inevitavelmente se movendo em direção a um excesso de oferta, ainda que em câmera lenta", disseram analistas do Credit Suisse Group AG em um relatório na terça-feira e a consultoria de propriedades Wüest Partner prevê que os preços irão diminuir em regiões caras como o Lago de Genebra e Zurique.

Fatores

Vários fatores podem ter tornado Zurique menos atraente para os imigrantes, que geralmente são altamente qualificados e atraídos por salários altos. Um gerente de crédito e risco na Suíça ganhava entre 7.700 francos e 10.100 francos por mês em 2014, segundo dados oficiais.

Além dos bancos mundiais Credit Suisse e UBS Group AG, a cidade é a sede do maior escritório de engenharia da Google Inc. na Europa, com funcionários de 75 países.

A votação de 2014 para impor cotas para recém-chegados e um referendo realizado em 2013 para limitar os salários dos executivos das empresas são vistos como impedimentos, bem como a moeda supervalorizada e uma reforma fiscal para as corporações.

É possível que fatores culturais também incidam. Embora na pesquisa anual de expatriados do HSBC a Suíça tenha ficado em primeiro lugar na categoria de economia, o país ficou em 26° lugar –atrás da Espanha, Barein e Malásia– em termos de experiência, uma estimativa que analisa o estilo de vida, a facilidade de integração com a população local e a dificuldade para achar moradia.

"No médio prazo, prevemos uma redução significativa da imigração", disseram analistas do Credit Suisse. "As taxas de vacância deverão continuar subindo e vão levar qualquer pressão ascendente sobre os preços dos aluguéis a uma paralisação completa".