IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dilma afirma que Brasil terá a maior colheita de grãos da história em 2013

Bruno Henrique Pedersoli/UOL
Imagem: Bruno Henrique Pedersoli/UOL

18/02/2013 11h01

Brasília, 18 fev (EFE).- A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que o país terá a "maior colheita de grãos de sua história" em 2013, que segundo as previsões do Governo chegará a 185 milhões de toneladas.

"E tudo isso sem contar com outros alimentos produzidos por nossa agricultura, como verduras, frutas, carnes, leite, café e açúcar", destacou Dilma em seu programa de rádio semanal.

Segundo a presidente, esse resultado recorde será produto, entre outras coisas, do forte apoio governamental dado aos camponeses para a semeadura durante o ano passado.

"Nesta safra, o Governo ofereceu R$ 115 bilhões para financiar o agronegócio e outros R$ 18 bilhões para apoiar a agricultura familiar", disse.

Dilma sustentou que esse financiamento, oferecido com uma taxa preferencial de juros e outras vantagens, permitiu maiores investimentos na aquisição de sementes, maquinarias agrícolas e melhoras tecnológicas no campo.

"Como resultado desse apoio, temos hoje uma das agriculturas mais eficientes e modernas do mundo" e a "cada ano, os agricultores brasileiros conseguiram mais e mais créditos para melhorar seus modos de produção e melhorar as condições de trabalho no campo", afirmou.