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Fabricantes de automóveis de luxo apostam em crescimento de mercado no Brasil

29/10/2014 19h06

Pablo Giuliano.

São Paulo, 29 out (EFE).- Os automóveis de luxo deverão duplicar sua participação no mercado brasileiro dentro dos próximos seis anos, avaliaram nesta quarta-feira diretores de marcas do setor, como a britânica Land Rover e as alemães Audi e BMW, que apostam na retomada do crescimento da economia do país.

Ao mesmo tempo, outras marcas, que não possuem fábricas no Brasil, esperam sinais do novo governo de Dilma Rousseff para avaliar a política de importação que será adotada.

"O mercado de veículos do Brasil terá, até 2020, cerca de cinco milhões de automóveis para venda. Será o terceiro ou quarto do mundo. Apostamos a longo prazo no Brasil, onde temos espaço para crescer", disse Terry Hill, diretor-presidente da Jaguar-Land Rover para a América Latina e Caribe.

Hill anunciou hoje, um dia antes da abertura do Salão do Automóvel de São Paulo, que na fábrica que será aberta em 2016, na cidade de Itataia, no Sul Fluminense, terá investimento de R$ 750 milhões. Nela será produzido o modelo Discovery Sport, que custará R$ 180 mil, mesmo valor da Grã-Bretanha.

A principal aposta da companhia é nas vendas do Nordeste do Brasil, região que consideram a de maior crescimento.

De acordo com Hill, o mercado de carros de luxo no país, atualmente, é de 2%, contra 10% em países da União Europeia. No ano passado, a Land Rover venceu cerca de 7,3 mil unidade.

"Esperamos que até 2020, haja crescimento para entre 4% e 5%. Para isso, confiamos na produção de veículos no Brasil no início de 2016, destinados ao mercado interno, e se for possível, em exportar para toda a América Latina", disse o executivo.

Desde 2011, o governo Dilma mantém o programa Inovar-Auto, que estimula a instalação de fábricas no Brasil ou, ao menos, que as empresas tenham cota de importação que, se for superado, pode encarecer o veículo em até 30%.

Por outro lado, a alemã BMW já inaugurou sua fábrica, em 30 de setembro, na cidade de Araquari, em Santa Catarina. A empresa anunciou em São Paulo hoje a produção de cinco modelos de luxo a partir de 2015.

No stand da também alemã Audi, o grande destaque será a inclusão no mercado de luxo de um modelo elétrico. A empresa inaugurará fábrica no ano que vem em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná.

Segundo um porta-voz da Audi, nos primeiros nove meses de 2014 as vendas da empresa cresceram 102% com relação ao mesmo período do ano anterior.

O anúncio destas três fábricas instaladas no país, apontam para um panorama inédito, e surgem como resposta da política do governo federal. Neste sentido, a Porsche, que tem cota de 900 veículos importados anuais sem 30% de taxação, é considerada cara, como garantiu o próprio presidente da importadora da marca, Marcel Visconde.

O Salão do Automóvel, será realizado entre 30 de outubro e 9 de novembro no Anhembi, no bairro de Santana, na capital paulista.