IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tsipras explica a Obama propostas da Grécia aos credores

07/07/2015 13h43

Atenas, 7 jul (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, teve nesta terça-feira uma conversa telefônica com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para explicar a ele as propostas de Atenas apresentads aos credores.

Segundo fontes do governo grego citadas pela imprensa local, Obama transferiu a Tsipras o firme desejo dos Estados Unidos de que as negociações com a Comissão Europeia (CE), o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) sejam concluídas com sucesso.

Tsipras participou hoje da cúpula extraordinária de líderes da zona do euro em Bruxelas que abordou a situação da Grécia.

Como antessala desta reunião, o primeiro-ministro grego manteve um encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel; o chefe do Estado francês, François Hollande, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

De acordo com Hollande, já há propostas da Grécia que "foram enunciadas durante o Eurogrupo e que devem ser agora conformadas, completadas e detalhadas, e esse é o trabalho que será feito após a cúpula".

Hollande se referia ao encontro do Eurogrupo (dos ministros de Economia e Finanças da zona do euro), o primeiro em que participou o novo ministro grego, Euclidis Tsakalotos, e que terminou sem resultados concretos.

Ao final, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, anunciou que os ministros esperam analisar na manhã de quarta-feira um pedido formal da Grécia do terceiro resgate.

"Se for possível amanhã teremos uma nova teleconferência para falar de uma nova carta (da Grécia) com um pedido formal pedindo apoio do MEE", o Mecanismo Europeu de Estabilidade, disse Dijsselbloem.

Tsipras discursará amanhã na Eurocâmara no debate sobre a crise grega, e explicará aos eurodeputados sua posição nas negociações com as instituições credoras.