IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

As negociações entre Grécia e os credores começarão na terça-feira

26/07/2015 03h22

Atenas, 26 jul (EFE).- As negociações entre Grécia e os credores internacionais começarão finalmente na próxima terça-feira em nível técnico, informou o Ministério de Finanças do país.

Em um princípio estava previsto que as equipes técnicas da Comissão Europeia (CE), do Banco Central Europeu (BCE), do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) começassem na sexta-feira passada suas conversas em Atenas, com o objetivo de fechar um terceiro resgate até o dia 20 de agosto.

O atraso se deveu, segundo destacou o Ministério em comunicado, a "razões técnicas" e não "políticas" ou "diplomáticas".

O Ministério insistiu em que o debate sobre "onde e como" acontecerão as negociações "vão por muito bom caminho".

Com isso, o Ministério se referiu a informações da imprensa, segundo as quais o governo estaria pondo problemas a que os representantes deste novo quarteto tivessem acesso aos ministérios.

No entanto, vários representantes do governo assinalaram este fim de semana que os funcionários poderão entrar nos ministérios se assim o considerarem necessário.

Durante o governo do conservador Antonis Samaras era habitual ver os funcionários da chamada troika entrar e sair dos ministérios com regularidade.

Tsipras quis acabar com este costume de que na população causava a sensação de que o país era governado pelas instituições estrangeiras, por isso que as negociações realizadas antes de expirar o segundo resgate, aconteceram em um hotel de Atenas, em Bruxelas e inclusive em Paris, situação que complicou o trabalho. EFE

ih/ma