IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tsipras assegura que crise grega abre período de reflexão na Europa

30/07/2015 07h43

Atenas, 30 jul (EFE).- O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, garantiu nesta quinta-feira que as negociações entre Grécia e os parceiros europeus abriram um período de reflexão sobre uma alternativa de esquerda na Europa e se há lugar para um governo de esquerda.

"Há um papel e um lugar para a esquerda nesta Europa real neoliberal? Devemos responder afirmativamente", disse Tsipras em seu discurso no Comitê Central de seu partido, Syriza.

Segundo o primeiro-ministro, trata-se de uma pergunta estratégica, porque com sua posição o Executivo esquerdista pôde demonstrar "a falta de flexibilidade" do modelo atual da zona do euro.

Assim, Tsipras se referiu às críticas que, disse, não estão limitadas à esquerda, mas inclusive foram feitas por "meios internacionais" ou filósofos de reconhecido prestígio como o alemão Jurgen Habermas, que acusou a chanceler alemã, Angela Merkel, de "derrubar tudo o que tinha sido construído".

"É necessária uma luta diária porque é verdade que o país perdeu boa parte de sua soberania", reconheceu Tsipras, por isso que advogou por responder sem "gritos e nem promessas mágicas".