IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coca-Cola nega motivação fiscal em fusão de 3 engarrafadoras europeias

06/08/2015 17h06

Nova York, 6 ago (EFE).- A Coca-Cola negou nesta quinta-feira que a fusão de três engarrafadoras que atuam na Europa Ocidental tenha ocorrido por motivos fiscais.

"É um acordo operacional e estratégico, não é nem de longe uma transação por motivos fiscais", disse em entrevista o executivo-chefe da Coca-Cola Enterprises, John Brock, após o anúncio da negociação.

Com um volume de negócios de US$ 12,5 bilhões, a Coca-Cola European Partners surge da união da Coca-Cola Enterprises e das engarrafadoras Coca-Coca Iberian Partners e da alemã Coca-Coca Erfrischungsgetränke.

A nova empresa transferirá a sede principal para Londres, sob o comando de Brock, como executivo-chefe. Sol Daurella, atual presidente-executiva da Coca-Cola Iberian Partners, estará à frente do conselho de administração.

"É um grande marco e uma transação importante que beneficiará todas as partes", disse o executivo-chefe da Coca-Cola Company, Muhtar Kent, em um encontro com investidores e acionistas para informar sobre a operação.

A fusão ocorre em meio a uma queda das vendas de refrigerantes que está em busca de reduzir os custos com esse tipo de negociação, tornando-se também mais eficiente, destacou em sua edição de hoje o "The Wall Street Journal".

Os acionistas da Coca-Cola Enterprises controlarão 48% da nova companhia. Coca-Cola Iberian Partners e a Coca-Coca Erfrischungsgetränke terão 34% e 18% das ações, respectivamente.

A fusão ainda precisa do sinal verde dos reguladores para ser confirmada. A empresa resultante contará mais de 50 fábricas na Europa e mais de 27 mil funcionários.