IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cazaquistão enviará urânio para EUA e Canadá através da China

02/09/2015 11h19

Astana, 2 set (EFE).- O Cazaquistão exportará urânio aos Estados Unidos e Canadá por meio da China, como parte dos esforços da nação centro asiática para abrir novas rotas de fornecimento de combustível nuclear, segundo informou nesta quarta-feira a companhia Kazatomprom.

A empresa afirmou que o acordo para o transporte da carga foi estabelecido pelo executivo-chefe da Kazatomprom, Askar Zhumagaliyev, e pelo diretor da Corporação Industrial de Energia Nuclear da China (CNEIC, em sua sigla em inglês), Liu Chunsheng.

"O acordo estipula o armazenamento de bens e sua passagem pela China com destino aos portos ocidentais dos EUA e Canadá", sublinhou a Kazatomprom por meio de um comunicado.

Zhumagaliyev faz parte da delegação governamental e de negócios que acompanha o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, em sua viagem a Pequim para as celebrações de 3 de setembro pelo 70° aniversário da vitória dos Aliados sobre o Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

A Kazatoprom afirmou que a cooperação entre China e Cazaquistão, país líder na produção de urânio, permitirá à companhia "diversificar as rotas de fornecimento de urânio para o mercado internacional".