IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quatro cuidados essenciais na hora de vender um imóvel

29/07/2014 15h26

SÃO PAULO – Normalmente, as dicas e os cuidados são para aqueles que pretendem comprar um imóvel. Mas quem quer vender uma propriedade também precisa estar atento para não ter dor de cabeça depois.

Para é diretor de relações institucionais da imobiliária Paulo Roberto Leardi, Germano Leardi Neto, a presa sempre foi inimiga da perfeição. Por isso, ele listou quatro cuidados essenciais que os proprietários devem ter. Veja:

1- Documentação atualizada
Tenha todas as documentações em dia, tanto do imóvel quanto as suas. Vale lembrar que para diversos casos, como financiamento, os documentos do cônjuge também precisam estar atualizados. Esse é o primeiro passo para realizar uma venda sem problemas.
Não custa nada lembrar: entre os documentos essenciais estão a certidão atualizada do registro do imóvel e os comprovantes de pagamento do IPTU. No caso de apartamentos, uma declaração do síndico ou administrador também é válida para provar que o imóvel não tem débito. Todo esse procedimento garante ao comprador que ele não assumirá nenhuma dívida no futuro.

2- Pequenas reformas
Ninguém deseja comprar um produto feio ou pouco atraente. Apresentar um imóvel em bom estado, limpo e organizado aumenta as chances de fazer um bom negócio, logo o proprietário pode ganhar muito se arcar com pequenos reparos.

Estimativas apontam que uma simples pintura nova com cores neutras e a troca de piso, por exemplo, podem valorizar em 10% o imóvel. Só tome cuidado para não exagerar: não se trata de reformar totalmente o imóvel, já que grandes modificações são caras e levam tempo, o que pode afastar possíveis compradores. Problemas na estrutura, como vazamento, por exemplo, não podem ser escondidos. Pelo contrário. Se o proprietário não tiver dinheiro suficiente no momento para consertar esses, é necessário avisar os compradores que eles existem.

3- Prepare-se para as visitas
Quando for determinar os horários de visita, lembre-se que o futuro comprador pode ser um trabalhador sem flexibilidade de horário em seu trabalho. Por isso, o flexível da história tem que ser você. Não é nenhum segredo: se você aceitar visitas aos finais de semana e em qualquer horário, as suas chances de vender aumentam.
É importante também se preocupar com a arrumação da casa. Pequenos detalhes como a exposição de símbolos religiosos ou artigos de times de futebol podem afastar alguns compradores. Quanto menos polêmica, melhor. Se a casa estiver desabitada, mantenha o pagamento da luz e também é bom manter o espaço decorado. Esses pequenos detalhes podem fazer toda diferença.

4- Estude preço e prazo de entrega
Quanto mais pessoas interessadas, maiores são as chances de concretizar um bom negócio. Portanto, para atrair clientela é primordial que o valor do imóvel seja compatível com o mercado. Você precisa pesquisar os preços de imóveis semelhantes na região, avaliar se irá aceitar financiamento e negociar formas de pagamento.
E, por fim, você deve estar certo do prazo de entrega. Analise o tempo necessário para realizar as reformas ou desocupar o espaço, se for o caso. Assim, você pode dar um prazo real ao comprador e cumpri-lo. Cumpra cada uma das etapas e, para garantir maior segurança e credibilidade na operação, conte com o apoio de uma corretora de imóveis séria e com tradição no mercado.