IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dados da Kantar Worldpanel mostram que o consumo das famílias brasileiras cai 7,5% no primeiro semestre de 2015

Kantar Worldpanel

28/08/2015 10h40

SÃO PAULO, 28 de agosto de 2015 /PRNewswire/ -- A empresa de painéis de consumo Kantar Worldpanel acaba de divulgar os resultados de um estudo que apontam uma queda de 7,5% no consumo das famílias brasileiras e um aumento de 8,5% no preço médio dos principais produtos no primeiro semestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nos últimos semestres, para driblar o aumento dos preços e equilibrar as despesas, os consumidores diminuíram as idas aos pontos de vendas e a cada visita aumentaram o número de itens adquiridos, voltando a velhos hábitos de consumo, as compras de abastecimento. Agora, entretanto, com a atual situação econômica, essa tendência apresenta uma mudança negativa: no primeiro semestre deste ano os consumidores fizeram duas visitas a menos ao PDV. Além disso, reduziram o volume comprado a cada visita, coisa que ocorre pela primeira vez em 6 anos.

"Vemos claramente que as famílias brasileiras não conseguem mais manter seus padrões de compra. Além de seguir reduzindo a frequência de compra, tendência já detectada nos períodos anteriores. Agora o volume em cada compra também cai em 3% e, mesmo assim, o valor médio em cada compra subiu 5,4%, forçando uma racionalização intensa nas decisões de compra", diz Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.

E como foi a evolução das cestas de compras e dos canais neste primeiro semestre do ano?

O estudo aponta, no entanto, que há categorias de valor agregado e alto preço que registraram aumento na procura pelos consumidores. Categorias como molho para salada, na primeira posição, seguido pela batata congelada, linguiça e azeite.

"É interessante notar que algumas categorias de produtos que apresentam alto valor agregado e que poderiam, portanto, ser consideradas supérfluas apresentam crescimento de duplo dígito, como batata congelada ou molho para salada. Isso se explica por duas razões: a necessidade de conveniência e praticidade, dado um estilo de vida que proporciona menos tempo para atividades domésticas, e a volta ao lar. Com a crise, é menor o número de famílias que se dispõe a comer fora, por exemplo, trazendo as ocasiões e refeições especiais para dentro de casa", analisa Christine Pereira.

O único canal de vendas a demonstrar crescimento no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, foi o atacarejo que cresceu 18%. 

Contato:

(11) 3862-5745

FONTE Kantar Worldpanel