IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brics foram 55% do crescimento da economia mundial, diz "Economist"

Do UOL, em São Paulo

02/04/2013 12h53

A revista britânica "The Economist" informou, em sua última edição, que os cinco países que compõem o grupo conhecido como Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) foram responsáveis por 55% do crescimento global nos últimos três anos.

Desde o final de 2009, quando a economia mundial cresceu pouco mais de 2%, até o último trimestre de 2012, os 23 países considerados desenvolvidos contribuíram com apenas 20% para o crescimento da economia global.

A "Economist" dá crédito aos países emergentes, em geral, e principalmente aos Brics, pelo avanço de 2,5% na economia mundial no último trimestre de 2012.

Crescimento do PIB global

Brics querem mais poder no FMI

Na semana passada, líderes dos cinco países que compõem os Brics se reuniram em Durban, na África do Sul, na 5ª cúpula anual do grupo.

Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff disse que é fundamental fazer reformas no Fundo Monetário Internacional (FMI) para ampliar a presença dos países em desenvolvimento.

Os países emergentes afirmam que o sistema atual de votação do FMI concede injustamente benefícios à Europa e aos Estados Unidos, que dominam o fundo desde sua fundação, na década de 1940.

"Seguimos unidos na defesa de reformas das estruturas de governança global. É necessário urgentemente atualizar e torná-las mais legítimas e representativas do mundo de hoje", afirmou a presidente.

"O ano de 2013 é central para se implantar as reformas do Fundo Monetário, para adequá-lo à nova realidade da economia mundial", disse.

(Com Reuters)