IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Indústria tem pior resultado em 4 anos pressionada por carros e outros bens

Leonardo Soares/UOL
Imagem: Leonardo Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo

02/04/2013 09h14

A produção industrial brasileira recuou 2,5% em fevereiro, o pior resultado mensal em pouco mais de quatro anos, afetada principalmente pelo mau desempenho (-6,8%) do setor de bens de consumo duráveis (como carros, eletrodomésticos e móveis).

Segundo o coordenador da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), André Macedo, “a queda [na produção] dos automóveis justifica muito dessa redução mais intensa nos bens de consumo duráveis".

Ele diz que paralisações em algumas empresas, férias coletivas e paradas para modernização do parque industrial influenciaram a produção. "Também pode ser reflexo do retorno do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] voltando ao patamar acima do observado no ano passado”, disse.

Na comparação com o ano anterior, informou o IBGE, a produção industrial diminuiu 3,2%. Os resultados da indústria vieram piores do que o esperado pelo mercado e, na comparação com janeiro, foi o pior resultado mensal desde dezembro de 2008, quando a produção teve contração de 12,2%.

O desempenho de fevereiro acabou praticamente anulando o resultado de janeiro, quando havia mostrado expansão de 2,6%, número revisado nesta terça-feira pelo IBGE ante crescimento de 2,5% divulgado anteriormente.

Segundo o IBGE, apenas a categoria Bens de Capital --ligados aos investimentos -- apresentou expansão mensal em fevereiro, de 1,6% sobre janeiro.

O pior resultado veio de Bens de consumo, com queda de 4,2% no período, com destaque para os bens duráveis, com retração de 6,8%. Já os bens semiduráveis e não duráveis recuaram 2,1% sobre o mês anterior.

A categoria Bens intermediários, ainda segundo o IBGE, apresentou queda de 1,3% em fevereiro, sobre janeiro.

Governo tenta adotar medidas de estímulo

Desde o ano passado, o governo vem adotando medidas de estímulo para incentivar a indústria. No final de semana passado, o Ministério da Fazenda anunciou a prorrogação até 31 de dezembro das atuais e menores alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e caminhões, que deveriam subir a partir de 1º de abril.

Em fevereiro, destacou o IBGE nesta terça-feira, houve queda mensal de 9,1% na produção do setor de veículos automotores, eliminando o avanço de 6,2% verificado em janeiro último.

Sinais de que a retomada da indústria não seria tão forte neste início de ano já haviam surgido. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor, divulgado na segunda-feira, mostrou que a expansão do setor foi a mais fraca em três meses em março.

(Com Reuters e Agência Brasil)