IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sem gargalos, porto de Santos (SP) poderia movimentar 19% mais carga

Rafael Motta

Do UOL, em Santos (SP)

06/07/2013 06h00

O porto de Santos, a 72 km de São Paulo, bateu mais um recorde de movimentação de cargas em maio, mas poderia ter movimentado 19% a mais, não fossem os gargalos existentes. O cálculo é da estatal federal que administra o complexo portuário santista, a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).

Para chegar a esse resultado, a Codesp usou como parâmetro o melhor mês da história do porto: agosto de 2012, quando houve recorde de volume de carga para um único mês (10,5 milhões de toneladas), sem ocorrência de paralisações de trabalhadores ou filas de caminhões nas estradas que dão acesso ao porto.

Se todos os meses de 2013 fossem como agosto do ano passado, o porto de Santos poderia movimentar 126,6 milhões de toneladas ao longo deste ano. Na verdade, nos cinco primeiros meses deste ano, o movimento foi de 44,5 milhões de toneladas. Nesse ritmo, o maior porto do Brasil conseguirá fechar o ano, no máximo, com 106,7 milhões de toneladas --18,6% menos do que poderia.

Segundo a Codesp, o resultado seria maior com uma melhor logística para o transporte de cargas e mais investimentos em ferrovias e navegação de cabotagem (de um porto a outro).

“A questão está na infraestrutura dos acessos externos ao porto e no equacionamento da chegada das cargas”, afirmou a Codesp, por meio de sua assessoria.

Trocar caminhões por trens e navios

Atualmente, aproximadamente dois terços das cargas chegam e saem de Santos em caminhões, ante 24% por trens, e de 5% a 10% por dutos. De acordo com a autoridade portuária, a troca da forma de transporte traria maior eficiência ao porto.

Outra questão consiste no agendamento da entrega de mercadorias desde a origem, como os grãos oriundos de fazendas do Centro-Oeste. Quando os produtores enviam cargas ao mesmo tempo e além da capacidade de armazenamento dos terminais portuários, há congestionamentos em rodovias, e no trânsito urbano de Santos e cidades vizinhas.

Maio: novo recorde

O porto de Santos teve o melhor mês de maio em seus 121 anos de história, com 9,9 milhões de toneladas movimentadas.

De janeiro a maio, os 44,4 milhões de toneladas movimentadas superaram em 15% o total do mesmo período do ano passado. Também na comparação com os primeiros cinco meses de 2012, as exportações aumentaram 22%, e as importações, 0,7%.

Os produtos mais movimentados no ano foram soja (10,1 milhões de toneladas), com alta de 4,3%; açúcar (6,5 milhões), com crescimento de 77,5%; e milho (1,6 milhão), em um salto de 558,3% em relação ao mesmo período do anterior.