IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Frio ameaça safra de trigo; preço dos alimentos pode subir, diz Cepea

Janice Kiss

Do UOL, em São Paulo

25/07/2013 12h46

O frio nos próximos dois dias pode colocar em risco 52% da safra de trigo do Paraná, maior produtor do cereal no país. A avaliação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, baseada  no risco de geada no Estado nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26).

Segundo Renata Maggian Moda, analista de mercado do Cepea, a geada é perigosa porque ela atingirá a fase mais sensível da plantação, quando ocorre a formação dos grãos. A analista não descarta que os derivados do trigo, como pães, massas e biscoitos, podem sofrer aumento de preço com a redução da oferta.

O Paraná é responsável pela produção de 2,6 milhões de toneladas de trigo do país, quase 50% do total produzido (5,6 milhões de toneladas). O Rio Grande do Sul produz outros 2,4 milhões de toneladas. Mas as lavouras gaúchas não passam pelo mesmo perigo porque o plantio está em estágio menos vulnerável.

Renata Maggian Moda informa que não há risco de faltar trigo no mercado, pois todos os anos o Brasil importa ao menos a metade do cereal que consome.

A analista diz que o país talvez tenha que aumentar as compras do Canadá e dos Estados Unidos porque a Argentina, o maior fornecedor, cultiva a menor área com o cereal (3,9 milhões de hectares) nos últimos cem anos.

Segundo ela, os produtores migraram de plantio em virtude da proibição da exportação de trigo imposta pelo governo argentino como forma de evitar uma crise de desabastecimento no país.