IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo estuda rever papel da Petrobras no pré-sal, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

15/08/2013 10h54

O governo estuda rever o papel da Petrobras no pré-sal para reduzir a pressão sobre a Petrobras, segundo o "Valor Econômico" publicada nesta quinta-feira (15).

De acordo com a reportagem, a ideia seria mudar a legislação para desobrigar a estatal de ser operadora e de deter pelo menos 30% de cada poço de petróleo do pré-sal.

O governo também estuda aumentar, ainda que parceladamente, os preços dos combustíveis. Porém, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, isso não significa que a reivindicação da estatal será atendida.

"A Petrobras está permanentemente pedindo aumentos de seus preços, até porque estão defasados há muitos anos. Mas isso não significa que se vá acordar (sobre o assunto)", afirmou Lobão.

A preocupação do governo é com o impacto de eventuais aumentos de preços de combustíveis para a inflação.

Após a valorização do dólar frente ao real, a Petrobras teve anulados os efeitos dos reajustes de combustíveis realizados no ano passado e no início deste ano. E a empresa continua vendendo combustíveis no Brasil a preços inferiores aos do mercado externo.

Segundo o "Valor", o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, será consultado e poderá dar a palavra final sobre o reajuste da gasolina e do diesel reivindicado pela Petrobras.

(Com agências)