Governo estuda rever papel da Petrobras no pré-sal, diz jornal
O governo estuda rever o papel da Petrobras no pré-sal para reduzir a pressão sobre a Petrobras, segundo o "Valor Econômico" publicada nesta quinta-feira (15).
De acordo com a reportagem, a ideia seria mudar a legislação para desobrigar a estatal de ser operadora e de deter pelo menos 30% de cada poço de petróleo do pré-sal.
O governo também estuda aumentar, ainda que parceladamente, os preços dos combustíveis. Porém, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, isso não significa que a reivindicação da estatal será atendida.
"A Petrobras está permanentemente pedindo aumentos de seus preços, até porque estão defasados há muitos anos. Mas isso não significa que se vá acordar (sobre o assunto)", afirmou Lobão.
A preocupação do governo é com o impacto de eventuais aumentos de preços de combustíveis para a inflação.
Após a valorização do dólar frente ao real, a Petrobras teve anulados os efeitos dos reajustes de combustíveis realizados no ano passado e no início deste ano. E a empresa continua vendendo combustíveis no Brasil a preços inferiores aos do mercado externo.
Segundo o "Valor", o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, será consultado e poderá dar a palavra final sobre o reajuste da gasolina e do diesel reivindicado pela Petrobras.
(Com agências)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.