IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

MMX, de Eike Batista, pode ser obrigada a pagar multa de US$ 1 bilhão

REUTERS/Mario Anzuoni
Imagem: REUTERS/Mario Anzuoni

Do UOL, em São Paulo

17/09/2013 09h08

A mineradora MMX, do grupo EBX, de Eike Batista, deverá enfrentar uma multa por não cumprimento de contrato de transporte de minério de ferro firmado com a ferrovia MRS Logística, segundo reportagem do "Valor Econômico". O valor da penalidade pode atingir US$ 1 bilhão.

O acordo de prestação de serviços entre as duas empresas foi firmado em dezembro de 2011. A MRS transportaria cerca de 36 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano das minas da MMX, em Serra Azul (MG), até o porto Sudeste, em Itaguaí (RJ).

Como a MMX não utilizou nem 80% do combinado, a MRS teria direito a cobrar pelo serviço combinado, numa operação conhecida como "take-or-pay".

Segundo o "Valor", a CSN já teve de iniciar investimentos pesados (duplicação da via, aquisição de vagões e locomotivas, ampliação de pátios e outros) para se preparar para o atendimento da carga contratada pela MMX.

Ao jornal, o presidente da MMX, Carlos Gonzalez, disse que a empresa vai renegociar o contrato de transporte de minério acertado com a MRS.